A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), nesta quarta-feira (22), participou do “I Simpósio Piauiense sobre Trânsito”, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí (OAB-PI).
O evento teve início às 08h e foi organizado pela Comissão de Direito do Trânsito da OAB-PI. O Simpósio tinha como objetivo contribuir para a formação teórico-prática de profissionais da área do direito, além de levar informações que repercutem diretamente na adoção de diretrizes práticas na área da educação no trânsito, contribuindo para a redução dos dados de acidentes e óbitos nas vias públicas do Piauí.
Entidades e órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e o Programa Vida no Trânsito (PVT), se reuniram para alinhar ações e intervenções educativas que sensibilizem condutores, pedestres e ciclistas, sobre o respeito às normas e sinalizações, e assim, transformar as vias públicas do Piauí em lugares seguros e de conscientização.
O diretor da Diretoria de Operação e Fiscalização de Trânsito (DOFT), Biro Santos, compareceu ao evento representando o Superintendente da Strans, Bruno Pessoa. Ele destacou que a iniciativa do Simpósio é bastante relevante para que todos os órgãos responsáveis pelo trânsito do estado abracem a causa e estejam empenhados em auxiliar na mudança de comportamento da população.
O agente de trânsito Jhomerito Ribeiro, contribuiu com o evento por meio da palestra com o tema ” Fiscalização de trânsito: aspectos legais e operacionais”. O público pôde estar por dentro de como a Strans trabalha com as leis que regulam o procedimento da lavratura de autos de infrações, conforme as regulações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O agente dividiu a mesa do painel com o diretor de Operações de Trânsito da SSP-PI, Fernando Aragão, do membro da Comissão Especial de Direitos de Trânsito da OAB-PI, Carlos Terto, e o presidente da Comissão de Trânsito, Bruno Lages.
O gerente da Gerência de Educação de Trânsito, Allan Pitter, esteve prestigiando o evento e falou da contribuição do evento para edificar discussões sobre a preservação da vida nas vias.
“Nós sabemos hoje que o Piauí, principalmente a capital Teresina, está entre as cinco capitais onde mais acontecem acidentes com mortes no trânsito, principalmente envolvendo motociclistas. E hoje, nada mais justo do que a gente está participando desse simpósio para conscientizar, sensibilizar a população de Teresina para a gente obter um trânsito melhor e mais seguro”, afirmou.
A Gerência de Licença e Concessão (GLC) ofertou serviço de emissão de cartões de estacionamento para idosos, pessoas com deficiência, autistas e gestantes. Os interessados compareceram na sede da OAB-PI com documento de identidade oficial com foto, CPF, e comprovante de residência atualizado.
As gestantes precisaram apresentar um atestado médico do período gestacional. Autistas e pessoas com deficiência, o laudo médico. Cristiana Leite emitiu seu cartão de estacionamento como gestante. Ela relata que eventos como o simpósio são aliados para quem precisa garantir o benefício de forma ágil e fácil.
“Eu acho que é uma ação importante, porque principalmente com o passar da gestação e com o nascimento do bebê, é importante a gente conseguir utilizar esse benefício pela própria dificuldade de locomoção, pelos pesos que a gente precisa carregar, e as vagas geralmente são mais próximas dos locais que precisamos acessar. Esse cartão nos garante esse benefício, e essa facilidade de conseguir acessar isso através de eventos como esse”, disse.
A vice-presidente da Comissão de Direito do Trânsito da OAB-PI, Lorena Corrêa, frizou que a ação veio para elucidar a população de que causar transgressões no trânsito, impactam na vida de muitas pessoas, por isso, a necessidade de informar e pensar em soluções para o tema.
“Falar um pouco do I Simpósio Piauiense sobre Trânsito, é falar da importância de reunir todos os órgãos, dentre eles, a Strans, que veio de forma muito atuante com essa parceria, para conscientizar toda a população sobre o trânsito, não só no seu aspecto operacional, mas também a mobilidade urbana, a parte da saúde, e educação. É um evento voltado para palestras, tendo vários representantes e com serviços para toda a comunidade”, pontuou.