A Superintendência de Transportes e Trânsito de Teresina (STRANS) intensifica, a partir desta sexta-feira (24), ações voltadas para a conscientização e fiscalização do uso de vagas de estacionamento reservadas para idosos e pessoas com deficiência em estabelecimentos privados.
O agente de trânsito, José Pereira, destacou que a central da STRANS passou a receber inúmeras solicitações de atendimento em estabelecimentos acerca do uso indevido de vagas reservadas. Isso motivou a intensificação de ações de caráter educativo e fiscalizador por parte da STRANS.
A agente de trânsito, Amanda Damasceno, informa que a fiscalização é permitida pelo código de trânsito brasileiro.
‘’De acordo com o artigo primeiro do código de trânsito brasileiro (CTB), o trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres, urbanas ou rurais é regido por este código, e o artigo 24, inciso sexto, corrobora nos informando que compete ao órgão municipal de trânsito a fiscalização de vias terrestres, das edificações públicas e privadas de uso coletivo’’, explica.
O agente José Pereira lembra que o uso dessas vagas só pode ser feito por pessoas com a devida credencial, devendo ficar posicionada sobre o para-brisa ou inserida de forma digital no veículo. Ele informa que a credencial pode ser adquirida no órgão de trânsito competente através da CDT (Carteira Digital de Trânsito) ou pelo site da SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito).
Como em qualquer área, a educação é fundamental. Faça a sua parte por um trânsito mais humano e seguro. Desacelere, seu bem maior é a vida!