O técnico em Planejamento Turístico, Eneas Barros, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), da Prefeitura de Teresina, foi indicado pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (ANSEDITUR), para assumir a Câmara Temática “Competitividade – Inovação e Pesquisa no Turismo”, junto ao Conselho Nacional de Turismo (CNT).
O Conselho é atualmente regido pelo Decreto nº 11.623, de 1 de agosto de 2023, como um órgão colegiado de assessoramento superior, integrante da estrutura regimental do Ministério do Turismo. É composto por representantes de órgãos públicos do Poder Executivo Federal e da administração indireta e por entidades dos diversos segmentos relacionados à atividade turística.
O Art. 5º do decreto referido estabelece que o Conselho poderá constituir câmaras temáticas, para tratar de assuntos específicos, podendo participar especialistas vinculados às organizações que os representam, desde que indicados pelos seus titulares.
“Nós compomos o Conselho Fiscal da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (ANSEDITUR), órgão que fez a indicação do nosso técnico Eneas Barros, para assumir a câmara temática ‘Competitividade – Inovação e Pesquisa no Turismo’, junto ao Conselho Nacional de Turismo (CNT), que é presidido pelo Ministério do Turismo. Esse convite demonstra o quanto Teresina tem se destacado em suas ações externas, e nos últimos três anos nosso prefeito Dr. Pessoa tem apoiado as ações da SEMDEC a nível nacional, o que ajuda a projetar não apenas a cidade, mas também nossos profissionais”, disse o secretário da SEMDEC, Alessandro Dantas.
As câmaras temáticas do Conselho Nacional do Turismo serão instaladas no dia 30 de janeiro e cada uma delas será coordenada por um representante do Ministério do Turismo. Os membros indicados pela ANSEDITUR terão responsabilidades sobre os seguintes temas:
1. Legislação, Meyre France (Brasília, Secretária da ANSEDITUR).
2. Regionalização do Turismo, Alda Amorim (Boa Vista-RR).
3. Qualificação, Ítalo Mendes (Grão Mogol-MG).
4. Promoção, Tatiana Turra (Curitiba-PR).
5. Turismo de eventos, Daniela Maia (Rio de Janeiro-RJ).
6. Incentivo ao turismo doméstico, Jorge Fraga (Aracaju-SE).
7. Sustentabilidade, Cláudio Brito (Cairu-BA).
8. Transporte multimodais-infraestrutura, Alexandre Pereira (Fortaleza).
9. Crédito e atração de investimentos, Rosa Helena (Gramado-RS).
10. Turismo Social, Katriane Mila (Guarapuava-PR).
11. Competitividade – Inovação e Pesquisa no Turismo, Eneas Barros (Teresina-PI).
12. Segurança Turística, Diego Vasconcelos (Maragogi-AL).
13. Incentivo de turismo em comunidade, Glayce Anne (Porto Velho-RO).
Eneas Barros nasceu em Teresina. É formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí e possui duas especializações. A primeira em Planejamento e Organização do Turismo, pela Faculdade Superior de Pernambuco, e a segunda em Jornalismo e Marketing, pela Universidade de Nebraska (EUA). Ingressou na atividade turística aos 17 anos, como intérprete do Piauí no Congresso da American Society of Travel Agencies, como técnico da então Empresa de Turismo do Piauí (PIEMTUR). Ajudou a criar o Curso de Bacharelado em Turismo da Associação de Ensino Superior do Piauí (AESPI) e foi seu coordenador e professor durante oito anos. É pesquisador, biógrafo e romancista, com 24 livros publicados. É atualmente coordenador Especial de Turismo da SEMDEC, secretaria vinculada à Prefeitura de Teresina.