Bimestralmente, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) envia ao Ministério da Educação um relatório com a frequência escolar dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família. Ir à escola é uma das condicionalidades para receber o benefício. Com trabalho de referência nessa área, Teresina é hoje a capital do Nordeste e a capital do Brasil com o melhor acompanhamento desse público.
A Semec é responsável por monitorar a frequência dos alunos beneficiários de todas as escolas do município, incluindo as estaduais, particulares e federais. No último bimestre, a equipe do Bolsa Família informou um total de 98,01% de estudantes que cumpriram a condicionalidade, em um universo de 99,43% do público total.
Esse é até agora o melhor resultado de 2019, com menos de 1% dos alunos não localizados. Nos últimos anos, Teresina tem se posicionado sempre entre os primeiros do ranking nesse trabalho. “Significa que sabemos onde os alunos estão e se frequentam as aulas como deve ser, garantindo que as famílias continuem recebendo o recuso. É um trabalho de equipe, realizado com esforço e dedicação”, finaliza Sandra Leite, assistente social da Semec responsável pela equipe de monitoramento.