A convite da Prefeitura de São Paulo, a Agenda Teresina 2030 participa, nesta segunda (17) e terça (18), do encontro da Cúpula de Prefeitos do Urban 20, em São Paulo. Em pauta, o papel de governos locais como líderes econômicos e políticos mundiais. A Agenda Teresina 2030, ligada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação – Semplan, tem desenvolvido toda a política de adaptação da cidade e enfrentamento às mudanças climáticas, buscando fazer uma interface com secretarias locais, organismos nacionais e internacionais e outros governos parceiros.
Esse é o primeiro Urban20 (U20), grupo que concentra cidades do G20 formado pelas principais economias do mundo, co-presidido pelas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Estão participando do encontro autoridades de 38 municípios de diversos países e uma das principais pautas será o enfretamento às mudanças do clima. O objetivo do evento é fortalecer a participação dos governos locais nas pautas que estão sendo discutidas durante toda a presidência brasileira do G20.
De acordo com Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030, esta é uma oportunidade para que a capital do Piauí possa trocar experiências e fortalecer as conexões com outras cidades que também estão debatendo e desenvolvendo políticas públicas para lidar com a crise climática.
“Teresina tem participado dessas discussões em nível nacional, levando sua experiência e captando novas parcerias. Assim, temos avançado bastante no desenvolvimento da nossa política pública de adaptação. A capital piauiense tem instrumentais importantes para o enfrentamento à crise climática, como o Plano Municipal de Ação Climática e o Plano Municipal de Arborização Urbana, que têm guiado nossas ações e obras, assim como ações específicas de justiça climática”, afirma Leonardo Madeira.
A segunda reunião do U20 está prevista para novembro, no Rio, e, pela primeira vez, ocorrerá na véspera do encontro de chefes de Estado e de governo do G20.
Além deste encontro do U20, no mesmo período, a Agenda Teresina 2030 também apresenta sua experiência durante a programação do Congresso Mundial do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade. A instituição, da qual Teresina faz parte, reúne líderes locais no mundo todo para aprofundar o desenvolvimento de políticas públicas urbanas sustentáveis.