Com os dois drive thrus realizados no último fim de semana, que contemplou a primeira dose de pessoas com 30 anos e mais, Teresina bateu o recorde de aplicação de vacinas contra a covid-19, com 16.007 doses apenas no sábado (28). Nos dois dias, um total de 26.922 pessoas foram imunizadas apenas nestes pontos.
Nestes dias, foram disponibilizados cinco pontos em todas as zonas da cidade, que administraram a vacina coronavac. Além desses locais, também foi realizada vacinação de pessoas de 20 a 29 anos por agendamento, com cerca de 13 mil vagas disponibilizadas durante o fim de semana.
De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, o município tem total capacidade de atingir números ainda maiores, dependendo apenas da disponibilização de vacinas suficientes, que são enviadas a cada semana pelo Ministério da Saúde.
“Nossas equipes de saúde têm uma capacidade de aplicação de cerca de 18 mil doses por dia. Sempre que chegam novas doses, a FMS inicia imediatamente a aplicação por agendamento ou por drive”, disse gestor.
Dose de reforço
Com a chegada do período de segunda dose, a FMS está disponibilizando esta semana diversos pontos de vacinação. Hoje (30), bem como nos dias 2, 3, 4, 6 e 7 de setembro, acontece uma grande mobilização para as pessoas com a data de reforço dos imunizantes coronavac e astrazeneca para os próximos dias.
“Para aqueles que vão tomar segunda dose da Pfizer, que não pode ser dada em drive thru, abriremos agendamento também hoje”, disse o presidente.
Confira lista de locais para receber a vacina Astrazeneca:
Terminal Bela Vista
Terminal Parque Piauí
Terminal Buenos Aires
Terminal Livramento
Terminal Zoobotânico
Teresina Shopping
Centro Universitário Santo Agostinho
Adufpi
Centro de Artes e Esportes Unificados Vieira Toranga (CEU – Norte)
Uespi – Campus Pirajá
Lista de locais para receber a 2ª dose da vacina Coronavac:
Terminal Bela Vista
Terminal Buenos Aires
Terminal Livramento
Terminal Zoobotânico
Teresina Shopping
Além dos documentos de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS, as pessoas precisam levar o cartão de vacinação com registro de aplicação da primeira dose em Teresina para receberem seu reforço