Representantes do CITinova, estão em Teresina para iniciar a implementação do projeto com o apoio da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, através da Agenda Teresina 2030 e Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Nesta terça-feira (02), foi realizada a primeira reunião da missão, com a presença de gestores da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito e da Superintendência Administrativa de Ações Descentralizadas Centro.
O CITinova tem o objetivo de desenvolver ações dentro dos componentes planejamento urbano integrado, investimento integrado em pilotos, financiamentos inovadores e plataforma e capacitação com foco na integração plena entre as cidades de Teresina e Timon.
As duas cidades possuem uma relação de proximidade em vários aspectos porque suas populações frequentam ambos os centros urbanos diariamente para trabalhar ou usufruir de serviços públicos e privados.
“Temos o grande desafio de desenvolver políticas públicas integradas nas duas cidades. Compartilhamos muita coisa, como a biodiversidade, a população que transita diariamente, serviços de saúde, educação, comércio, e isso nos faz semelhantes. O que estamos planejando são soluções conjuntas, sustentáveis, inovadoras e integradas para compartilharmos, sob a coordenação da equipe do CITinova, que possui uma expertise e vem trabalhando em outras regiões metropolitanas do Brasil, como Belém e Florianópolis”, afirma Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.
Estão em Teresina para a missão Marcela Aboim, diretora nacional, e Camile Vieira, coordenadora técnica, ambas do CITinova. Também participa da agenda Luciene Cardoso, coordenadora Metropolitana do CITinova em Teresina.
O que é o CITinova
O CITinova é um projeto multilateral, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), gestão da ONU Meio Ambiente, e execução de instituições co-executoras. Os objetivos principais são desenvolver soluções tecnológicas inovadoras e oferecer metodologias e ferramentas de planejamento urbano integrado para apoiar gestores públicos, incentivar a participação social e promover cidades mais justas e sustentáveis.