Por conta da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) recebeu mais de 40 mil requerimentos na plataforma virtual do órgão. Foram pedidos de alistamento eleitoral, revisão e transferência de título de eleitor para regularizar a situação nas eleições 2020. Somente no último dia, na quarta-feira (6), foram mais de 13 mil solicitações.
Segundo Anderson Cavalcanti de Lima, Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI, o serviço foi bastante solicitado pelos usuários, ao longo dos últimos 20 dias.
“Mais de 40 mil requerimentos foram submetidos. Além disso, desse total, aproximadamente 13,6 mil foram feitos na quarta-feira (6), prazo final para solicitação para o serviço”, disse.
Segundo o TRE, desse total, nesta quinta-feira (7), mais de 8.500 já tinham sido examinados pelos servidores cartorários e cadastrados no banco de dados da Justiça Eleitoral. Outros 1.262 foram excluídos pelo atendente por duplicidade ou ausência de anexação de toda a documentação comprobatória exigida.
Ainda segundo Anderson Cavalcanti, os cartórios agora vão analisar os documentos encaminhados pelos eleitores e após o prazo regular comunicarão o resultado desse processamento por e-mail ou pelo telefone que foi disponibilizado durante o preenchimento dos dados.
* Fonte: G1