Unidades de ensino planejam as boas vindas para 2024

As unidades de ensino que integram a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec), os Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEIs) e as Escolas Municipais estão realizando seus planejamentos, focando especialmente no momento de acolhida dos alunos e pais. O acolhimento escolar é o processo pelo qual a instituição de ensino integra novos alunos e seus familiares ao ambiente da escola. O início em um novo espaço educacional torna-se preocupante para os pais ou responsáveis, haja vista que as crianças estarão em um processo de integração a um novo ambiente.

Para contribuir nesse processo de adaptação é primordial que a escola esteja preparada para acolher as crianças e suas famílias. Os CMEIs e as Escolas Municipais de Teresina promovem acolhidas com um olhar cuidadoso e de muita atenção e afetividade, desenvolvendo nos alunos a confiança no novo ambiente. A grande missão é fazer com que a escola conquiste o aluno, despertando o sentimento de pertencimento. Neste processo, o papel do educador é fundamental no incentivo e no apoio durante toda essa vivência.

Na programação das atividades estão inseridos cenários criativos, brinquedos e brincadeiras envolventes, palhaços e muita ludicidade. No Centro Municipal 1° de Maio, a acolhida é sempre pensada e organizada com muito amor. “Geralmente alugamos brinquedos, fazemos momentos coletivos de brincadeiras e nas salas cada professora planeja uma aula diferente e também temos a presença de animador ou palhaço, tudo pensando em proporcionar um bem estar para nossos alunos”, disse a diretora, professora Claudia Virginia.

A professora Maria Carolina Holanda de Carvalho, da Escola Municipal São José, afirma que o acolhimento estimula capacidades socioemocionais como o olhar para o outro. “Esse momento da acolhida assegura ao aluno ter momentos afetivos com a escola, contribuindo para um bom relacionamento, uma boa convivência. Assegurando um ambiente acolhedor proporcionando assim objetivos satisfatórios para a aprendizagem”, ressalta.