Três vereadors retornaram a Câmara de Vereadores de Teresina nesta terça-feira, 5, no primeiro dia de trabalho. Os vereadores licenciados Ismael Silva (PP), Secretário de Educação, Aluísio Sampaio (PP), Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU Sul), e Zé Neto (MDB), Secretário de Esportes e Lazer de Teresina.
Os vereadores voltaram com o objetivo de apresentar emendas parlamentares e participar das discussões sobre o orçamento do município para 2026. A volta dos parlamentares incomodou parte dos suplentes, que deixaram os cargos para o retorno dos titulares.
Durante sessão plenária, o vereador Ismael Silva destacou que sua permanência na Câmara vai além da entrega das emendas. Ele afirmou que continuará no cargo enquanto for necessário para garantir a inclusão de recursos no orçamento da Secretaria Municipal de Educação.
“Eu comuniquei à minha suplente, a vereadora Samantha, que inicialmente seria de 1º a 15 de agosto, mas eu não vim aqui para discutir exclusivamente emendas. Vim para discutir o orçamento do município, que talvez seja colocado em pauta neste mês de agosto. Estou aqui para fazer a defesa do orçamento da Secretaria de Educação. Então, nós vamos ficar aqui o tempo que for necessário”, disse Ismael Silva.
Ismael ressaltou ainda que a Educação de Teresina é o segundo maior orçamento do município, mas enfrenta dificuldades desde o início da atual gestão. Segundo ele, a proposta é assegurar que os recursos de 2026 sejam devidamente direcionados para a área.
A volta dos parlamentares ocorre em um momento de debate sobre a inclusão de emendas no orçamento do próximo ano. Nos bastidores, suplentes reclamam que foram retirados dos cargos apenas para dar espaço à formalização das emendas pelos titulares, o que gerou desconforto entre aliados. É bem sabido que já houve discussões sobre de quem seriam as emendas parlamentares. Se do titular ou do suplente que está no mandato.
Saíram Samantha Cavalca; Pedro Alcântara e Teresinha Medeiros. O que se vê, é que o mandato é mesmo do tituar, do vereador eleito, e não do suplente. E ponto final.
Veja o vídeo com Ismael Silva: