Viver+Teresina inaugura Centro de Capacitação em Mecânica de Motos para Mulheres no Parque Alvorada

O prefeito Dr Pessoa inaugura, nesta sexta-feira (05), o Centro de Capacitação em Mecânica de Motos para Mulheres, localizado no bairro Parque Alvorada. A obra, construída pela equipe do Viver+Teresina, teve investimento de R$ 238 mil, com recursos oriundos de financiamento junto ao Banco do Brasil.

O Viver+Teresina, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação – Semplan, elaborou um projeto inovador, totalmente voltado para o acolhimento de mulheres com filhos, que é a maior parte do público esperado para os cursos. O espaço está dotado de salas para cursos, setor administrativo, setor infantil com berçário/brinquedoteca para atender aos filhos das alunas, área de espera, recepção, depósito de peças e ferramentas, área de lavagem, copa, banheiros e setor de lixo seco e orgânico.

As mulheres que serão atendidas com os cursos neste espaço estão em situação de vulnerabilidade social e econômica. A qualificação é uma oportunidade para que elas conquistem independência trabalhando em uma profissão que tem ampla demanda na cidade, gerando renda para que elas possam sustentar a si e aos filhos.

“Nosso propósito é promover justiça climática. A maioria das mulheres em situação de vulnerabilidade que trabalham estão em atividades informais, submetidas ao sol escaldante, doenças de pele, câncer e outros tipos de enfermidades. Então, esse centro de capacitação foi construído para que elas possam se qualificar e terem uma profissão, possibilitando uma melhor qualidade de vida para elas e suas famílias. Proporcionar o desenvolvimento social e econômico da população mais vulnerável, principalmente mulheres chefes de família, de forma sustentável e inovadora, é um dos nossos objetivos “, afirma Bruno Quaresma, diretor geral do Viver+Teresina.

Agora, o espaço será coordenado pela Fundação Wall Ferraz e as alunas serão encaminhadas também pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres.

O Viver+Teresina é um programa de investimentos com recursos externos ligado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação – Semplan. O objetivo do programa é a implementação de obras e ações que adaptem a cidade à nova realidade imposta pela crise climática, com foco em inovação, sustentabilidade, governança e soluções baseadas na natureza, contribuindo para a melhoria da infraestrutura de contenção de desastres, ampliação da arborização da cidade e atendimento à populações que vivem em áreas mais suscetíveis a problemas relacionados a eventos.