Viver+Teresina inscreve propostas no Novo PAC do governo federal

O Viver+Teresina, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, efetivou a inscrição de duas propostas no edital do Novo Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal. As inscrições se encerraram neste domingo (12).

As propostas inscritas estão contidas no eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes, subeixos “Periferia viva – urbanização de favelas” e “Prevenção de desastres – contenção de encostas e drenagem”. O Viver+Teresina pretende executar, caso seja contemplado com o recurso, obras de cunho sustentável, com projetos inovadores que pretendem elevar Teresina ao nível das cidades inteligentes.

“Nosso foco é preparar Teresina para ser uma cidade resiliente e capaz de conviver com os fenômenos impostos pela emergência climática. Por isso, trabalhamos em todos os nossos projetos a incorporação de soluções baseadas na natureza, a valorização dos nossos recursos naturais como lagoas, vegetação e os rios, devolvendo vida a eles e proporcionando a integração da população com essa natureza que está ao seu redor. Dessa forma, melhoramos a drenagem e contribuímos para amenizar os níveis de calor”, afirma Bruno Quaresma, diretor geral do Viver+Teresina.

Com previsão total de R$ 1,7 trilhão em investimentos públicos e privados, o Novo PAC foi lançado em agosto e o edital foi aberto em outubro para receber as propostas dos governadores e prefeitos. Os projetos serão distribuídos em 27 modalidades e executados pelos ministérios das Cidades, da Saúde, Educação, Cultura, Justiça e Segurança Pública e Esporte.