O engenheiro civil José AUDI Sousa do Vale,responsável pela a obra de saneamento básico da cidade que já está sendo realizado, esteve ontem à noite no Instituto Superior de Educação Programus – ISEPRO onde foi sabatinado pelos alunos do CURSO de Pedagogia, quarto, quinto e oitavo período, durante pouco mais de uma hora, o DR. AUDI foi à escola atendendo a um o convite do professor EVALDO.
Antes de responder algumas perguntas, o Dr. AUDI fez uma explanação sobre o que é? Pra quer serve? E Como é construído e como funciona uma rede de Esgoto?
Dr. AUDI, disse que a cidade de Água Branca é primeira cidade do interior do Piauí a receber uma rede de esgoto sanitário e que apesar dos transtornos iniciais causados pela implantação e a adesão à rede que deverá ser obrigado a todos moradores por onde passar, no final será de grande importância e com certeza as pessoas vão agradecer por essa obra grandiosa.
Veja algumas perguntas da sabatina.
Alunos: Quanto tempo vai demora essa obra?
DR. Audi: De acordo com o projeto essa é uma obra que deverá terminar em cinco (05) anos, tendo variações de data, pode ser que termine antes ou depois, mas a empresa esta se empenhando pra terminar o mais rápido possível.
Alunos: É obrigatória a adesão dos moradores a rede?
DR. Audi: É sim por que não adianta nada, se parte da cidade não aderir se não teríamos o mesmo problema de contaminação e o propósito é acabar com as fossa residenciais, então é obrigatório e importante que todos participem.
Alunos: Como vai ser feito, existe empresa preparado ou é o próprio morador.
DR. Audi: Na verdade eu já estou orientando ao prefeito e secretario de obro sobre este cuidado, não pode ser qualquer pessoa, precisa ser entendido do assunto e orientei que procure logo uma empresa pra realizar essas ligações residenciais a rede ou então prepare a população pra isso, o importante é que a ligação tem ser direta pra rede não pode passar na antiga fossa ela deve ser eliminada.
Alunos: Mas isso vai ter um custo quem vai pagar e quanto custará?
DR. Audi: Não dar pra dizer quanto vai custará, mas posso dizer que é o proprietário do imóvel que pagará e se for um empresa ela pode até dividir, quem sabe né?
Alunos: É verdade que esse esgoto vai todo pra o açude?
DR. Audi: Não de forma algumas. Na verdade o primeiro projeto feito esse esgoto cairia todo dentro do açude, mas foi por conta de mal entendido de quem fez o projeto que não conhecia o leito, o percurso da água do
açude e projetou pra rede cair do outro lado da BR 343, achando essa água correria pra, e com é o contrário. A rede então cairia no Açude, mas isso foi concertado no novo projeto.
Alunos: E agora onde vai desbocar esse esgoto?
DR. Audi Foi adquirida uma área de ectária e meia, ali depois de uma granja na altura daquele posto de combustível, nesse lado aqui da saída do clube do ipê, sentido Teresina.
Alunos: quantas cidades do Piauí está saneada?
Dr. Audi – “Nenhuma”, por que até mesmo Teresina tem somente 17% de saneamento básico e isso é nada em se comparando com o tamanho de nossa capital.
No final o DR. AUDI parabenizou a cidade de Agua Branca que se disponibilizou a aceitar a implantação desse projeto, uma vez que existe uma rejeição dos prefeitos em aceitar esse projeto e por isso deixam de injetar em suas cidade um fabuloso projeto que no caso de Água Branca custará 30 milhões e ficam presos a obras pequenas de 200 mil reias – disse o engenheiro aproveitando também para pedir que os alunos ajudem a conscientizar a população sobre os benefícios que essa obra vai trazer para a cidade, segundo ele é importante que as pessoas tenham conhecimento da obra pra evitar que seja,m surpreendido que os operários chegarem a sua rua para fazer o trabalho. Ele até lembrou que esse era um compromisso do poder executivo da cidade, que se propôs a entra em cada rua, orientando aos moradores antes dos operários chegarem pra começar.
DR. AUDI se colocou a disposição da população para sanar dúvidas, aqui me Água Branca ele está localizado no escritório da empresa ali no estádio Municipal de terça a quinta feira.