Disseminar a cultura nas suas escolas e incluir na modalidade de educação a distância com mais segurança, em um ambiente bem mais interativo e mais fácil de manusear é o objetivo da formação para tutores que teve início nesta segunda(25).
O curso que acontece até o dia 27 de fevereiro no Núcleo de Tecnologia Educacional Teresina Centro-Norte é uma nova formação para os tutores que atuam no Programa de Formação Continuada Proinfo Integrado.
De acordo com as coordenadoras de Tecnologia da Secretaria de Estado da educação e Cultura (Seduc) e da UNDIME, Alzira Coelho Lopes Filha e Priscila Araújo, com essa capacitação o Estado dá um passo importante rumo à cultura de educação à distância pelos professores da rede pública. “Os cursos serão ofertados somente na versão on-line. Não se utilizará mais de material impresso”, comenta.
“Estamos com um grupo de 16 tutores que atuam tanto na rede estadual quanto da rede municipal, já que o curso é uma parceria MEC/SEDUC e UNDIME”, completa Alzira.
Quem está participando do Curso, Representando todo Médio Parnaiba Piauiense, é o Professor da Cidade de Barro Duro, João Paulo. De acordo com o professor, “O curso Redes de Aprendizagem terá carga horária de 40 horas. Os tutores também receberão informações sobre as atualizações e revisão do material dos demais cursos, já ofertados pelo Proinfo desde 2009, Introdução à Educação Digital, Tecnologias na Educação.”
ProInfo Integrado
O ProInfo Integrado é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.
Quem pode participar?
Professores e gestores das escolas públicas contempladas ou não com laboratórios de informática pelo ProInfo, técnicos e outros agentes educacionais dos sistemas de ensino responsáveis pelas escolas.
Como participar?
Professores interessados podem procurar a secretaria de educação do seu estado ou município.