Formatura dos Alunos dos Cursos Técnicos da UFPI

Dois grandes eventos realizados pela Prefeitura Municipal e Rede E-TEC Brasil via CAF/UFPI, na área educacional, marcaram o último final de semana em Monsenhor Gil. Trata-se da formatura da primeira turma dos cursos técnicos profissional de nível médio nas áreas de Agropecuária, Enfermagem e Informática, ocorridos na noite de sábado, dia 21, o qual constou de uma vasta programação que incluiu missa na Igreja de Menino Deus, culto evangélico no Templo da Assembleia de Deus, além do descerramento de placas dos concludentes, solenidade de colação de grau e coquetel na escola Professora Antonia Noronha.

Já no domingo, dia 22, a cidade foi invadida por uma legião de pessoas que vieram de várias cidades do Médio Parnaíba e região para participarem do processo seletivo da segunda turma dos mesmos cursos profissionalizantes, que, segundo o Coordenador Geral do E-Tec Brasil – CAF/UFPI, professor Josivaldo de Carvalho Pacheco, foi contabilizado mais de mil e quinhentos inscritos, enquanto nos outros Polos do E-Tec Brasil instalados nas cidades de Valença, Batalha e Alegrete do Piauí, não chegaram nem a quatrocentos concorrentes. As provas do certame em Monsenhor Gil foram aplicadas nas Unidades Escolares Dr. Noronha Filho, Raimundo Pessoa, Profª Antonia Noronha, Cesar Brito e Universidade Aberta Antonio de Noronha Pessoa. De acordo com os organizadores, tudo transcorreu de forma tranquila, sem nenhuma inconveniência por parte da organização e dos participantes.

Quanto à solenidade de colação de grau da primeira turma de formandos nos cursos técnicos profissionalizantes de nível médio de Agropecuária, Enfermagem e Informática foi só festa e muita emoção por parte dos alunos, familiares, tutores, comitiva da reitoria da UFPI e autoridades do executivo municipal, principalmente do prefeito José Noronha, secretária de educação Luziane Campelo Passos e Coordenação do Polo do E-TEC Brasil em Monsenhor Gil, Francisca Bezerra, carinhosamente conhecida como professora Linda, que caprichou na decoração do espaço físico do evento, onde os protagonistas foram os cerca de 80 concludentes.

No seu discurso o prefeito disse está satisfeito com a ascendência da educação de Monsenhor Gil. Ele lembrou que outrora os jovens com melhores condições financeiras saiam para concluir o ensino fundamental e médio na capital, os que não tinham esse privilégio ficavam sem nenhuma opção de estudo, tendo em vista que o município ainda não oferecia essas oportunidades. Agora, durante a sua gestão ele falou que houve uma luta incansável para implantar outros níveis educacionais no município, sobretudo os profissionalizantes na modalidade de ensino a distância: “Na minha gestão foi instalado duas escolas de ensino médio rural, sendo uma no povoado Canafistula e outra no povoado Baixa Grande. Há exatamente quatro anos implantamos o primeiro curso técnico em administração com uma turma de 50 alunos, via Instituto Federal do Piauí – IFPI e UFPI, este já concluído há um ano e, imediatamente foi realizado outro seletivo para a mesma área de gestão. Outra obra importante que considero na minha administração foi a recém-implantanda Universidade Aberta do Brasil, modalidade de ensino a distância e presencial, em parceria também com UFPI, e, que hoje, oferece quatro cursos superiores, quais sejam: Matemática, Pedagogia, Letras/Inglês e Letras/Português e atualmente com inscrição aberta para mais um curso de Pedagogia, cujas provas acontecerão no dia 20 de maio”, comentou, acrescentando que atualmente a cidade de Monsenhor Gil é uma vitrine na área educacional, a qual vem melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Na fala da pró-reitora de graduação da UFPI, Professora Regina Ferraz Mendes disse que, “a educação do país está se transformando e esse reflexo positivo já chegou ao município de Monsenhor Gil, prova disso são esses jovens que agora se encontram preparados para serem inseridos no mercado de trabalho. Aconselho a continuarem estudando para chegar a um curso de graduação. Se orgulhem dessa conquista, mas não podem de acomodarem somente nesta etapa”, frisou ela, dizendo que a UFPI se orgulha de estar entregando esses cursos para os concludentes.

Fonte: Com informações e fotos de Avilar Carvalho 

%d blogueiros gostam disto: