II Assembleia Geral reúne Secretários e Dirigentes de Turismo em Teresina

A Banda Valor de PI foi a responsável por abrir na manhã da última sexta-feira (20), a II Assembleia Geral Ordinária da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur), que segue até hoje(21) no Blue Tree Rio Poty. É a primeira vez que Teresina sedia o evento, que é um dos principais do setor do turismo em todo país. Mais de 30 gestores marcam presença no evento, na oportunidade eles conheceram também a logomarca turística de Teresina.

Abertura do evento

Os temas discutidos são o Programa de Regionalização dos 65 destinos indutores e a definição da agenda de eventos no âmbito nacional e internacional. A Anseditur tem como foco decidir as principais diretrizes do turismo nacional, assim como, integrar as cidades que são indutoras da atividade, como também, buscar fortalecer a imagem positiva do país.

Na Assembleia foram apresentadas as 10 melhores logomarcas turísticas, que concorreram por meio de um concurso realizado pela Prefeitura de Teresina, por intermédio da Semdec. O concurso teve como objetivo formatar uma logomarca turística, para criar, promover e fortalecer a imagem da capital, fazendo com que a cidade tenha um ícone a ser disposto em materiais promocionais (folheteria, folders, mapas, guias, cartazes), mídias eletrônicas (TV’s, sítio na internet e outras), em eventos, outdoor, e tudo aquilo que venha referenciar turisticamente a cidade, em especial no âmbito regional, nacional ou internacional. O ganhador foi o design gráfico, Edwilson Gomes Barros, que recebe um prêmio no valor de R$ 3.000, 00 utilizando em seu trabalho o Sol, árvores, arte santeira e o Mirante da Ponte Estaiada.

Imagem: AscomAnseditur(Imagem:Ascom)Anseditur

Além do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Alexandre Magalhães e sua equipe técnica, marcaram presença na abertura, diversas autoridades, como o Secretário Municipal de Planejamento, João Alberto; o presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FCMC), Marcelo Leonardo; o representante regional do Ministério do Turismo, Philippe Fauget, o Secretário de Turismo do estado, Silvio Leite, entre outros.
“Vamos aperfeiçoar nosso planejamento com novos projetos e intensificar a relação com outras secretarias pelo país. Um evento como esta Assembleia é uma oportunidade para que o Brasil possa conhecer nosso potencial turístico”, afirmou o secretário da Semdec.

A presidente da Anseditur e Secretária de Turismo de Bento Gonçalves (RS), Ivane Fávero, falou sobre a necessidade de investimentos e na criação das boas estratégias de fomento ao turismo e elogiou as ações desenvolvidas na capital. “O ministério está extremamente preocupado com os investimentos. Precisamos reforçar nossa parceria a cada dia que passa, para capacitar, fomentar e desenvolver cada vez mais a atividade turística. Teresina passa por uma evolução e estamos muito felizes com a realização da Assembleia por aqui”, afirmou a presidente.

Ganhou também destaque na abertura, a Presidente do Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, irmã Denise Morra. “Precisamos despertar as autoridades estaduais para a implantação de medidas urgentes nesse sentido, sobretudo porque teremos em breve no Brasil grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, onde muitos turistas são esperados e quando há uma tendência de aumentar a exploração sexual de crianças e adolescentes. E essas medidas preventivas devem ser tomadas desde já”, sugeriu.

Na manhã deste sábado (21), secretários e dirigentes irão conhecer os atrativos turísticos da capital, como Encontro dos Rios, Complexo Cultural Praça Pedro II e Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada, onde as atividades serão finalizadas com Show do Vaqueiro Jeová.
“Mais um passo muito importante alcançado por nossa capital. Teresina tem uma diversidade cultural muito rica e isso precisa ser sempre incentivado. Conseguir um encontro como esse pela primeira vez é um grande incentivo ao trabalho desenvolvido pela Coordenação de Turismo da Semdec e já estamos colhendo os melhores resultados possíveis, finaliza Alexandre Magalhães.

 

Fonte: Ascom

%d blogueiros gostam disto: