Preocupados com o péssimo conceito da Câmara de Vereadores em pleno ano eleitoral, os vereadores querem fazer um “plástica” na imagem da casa.
A disputa pela corrida por uma vaga para o Legislativo Aguabranquense também é grande. Aqui na Capital Econômica do Médio Parnaíba, 46 candidatos concorrem a 11 vagas para compor a Câmara Municipal a partir de 2013.
Entre todos os postulantes, 10 estão ou já passaram pelo Legislativo Municipal.
A Câmara Municipal de Água Branca atualmente é presidida pelo vereador Chico da Moto.
Já para o cargo de prefeito disputam pela situação, Jonas Moura; e pela oposição Júnior Neiva (Neivão).
PRAZO PARA TIRAR SEGUNDA VIA DO TÍTULO DE ELEITOR TERMINA NESTA QUARTA-FEIRA (08)
Os eleitores têm até amanhã (8) para requerer a segunda via do título em qualquer cartório eleitoral do país. Ao fazer a solicitação, o cidadão deve informar o local onde pretende receber o documento. As eleições municipais ocorrerão nos dias 7 e 28 de outubro – primeiro e segundo turnos respectivamente – em mais de 5,5 mil municípios brasileiros.
Para obter a segunda via, o eleitor deve se dirigir à zona eleitoral na qual está inscrito ou à Unidade de Atendimento ao Eleitor dos tribunais regionais eleitorais. Se estiver fora do seu domicílio eleitoral, poderá requerer a segunda via ao juiz da zona eleitoral na qual está inscrito.
O interessado em obter a segunda via deve procurar a zona eleitoral com a carteira de identidade ou o documento emitido pelos órgãos profissionais. Se não tiver o documento, pode apresentar as certidões de nascimento ou casamento.
Pelos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há 15.351 candidatos a prefeito, 15.491 a vice-prefeito e 442.179 a vereador em todo país. Em 81 municípios, com mais de 200 mil eleitores, pode haver segundo turno no dia 28 de outubro.
No total, são cerca de 140 mil eleitores cadastrados em todo país para as eleições municipais de outubro. A previsão do TSE é que 252 mil eleitores que moram no exterior justifiquem a ausência na votação, pois não terão condições de comparecer às zonas eleitorais.
(*) Charge do blog do Jair da CGN.UOL e texto de Reinaldo Barros