A presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciam nesta sexta-feira (10), a doação de quatro consultórios odontológicos e equipamentos para o Laboratório de Prótese Dentária, ao município de Água Branca, a 98 Km de Teresina. A ação faz parte do Programa Brasil Sorridente.
O programa, lançado em 2004, implantou políticas e ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros. Segundo o Ministério da Saúde, no Piauí, a projeção de investimentos é de R$ 137,2 milhões.
Com a extensão do programa Água Branca poderá atender 8 municípios vizinhos dobrando sua demanda de atendimentos e confecção de prótese dentarias. Os atendimentos no CEO da cidade serão realizados em forma de mutirão, onde a menta e passar de referência a excelência na região.
As cadeiras odontológicas doadas pelo Ministério da Saúde ao CEO de Água Branca já estão instaladas e em perfeito funcionamento melhorando bastante os atendimentos.
Estavam presentes a cerimonia os deputados Estaduais Wilson Branca, o deputado Federal Jesus Rodrigues, o prefeito da cidade João Luís Lopes de Souza, o Zito, a primeira dama Margareth Pimentel e demais autoridades locais.
Na oportunidade que represento o povo de Água Branca em vídeo conferencia com a presidente Dilma, foi o coordenador de saúde bucal da cidade, Antônio Francisco de Oliveira Filho. O mesmo falou de como é composta as equipes de saúde bucal: com cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal e técnico de saúde bucal que realizam, além do tratamento clínico, ações de promoção e prevenção à saúde junto às comunidades. Caso necessitem de tratamento odontológico mais complexo, os pacientes são encaminhados aos CEO, onde têm acesso a cirurgias ou a tratamentos de canal, por exemplo, ou aos laboratórios regionais de prótese.
Veja vídeo da cerimonia realiza pela presidente Dilma
Dados dos Brasil Sorridente
Em todo o País, há Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias em 1.304 municípios, 21,7 mil equipes de saúde bucal integradas à rede de atenção básica e 901 Centros de Especialidades Odontológicas. Em 2011, foram realizados mais de 150 milhões de atendimentos odontológicos na rede pública.
O aumento da oferta de serviços públicos de saúde bucal e de ações preventivas poupou a extração de 400 mil dentes, por ano, no País. Hoje, o programa está presente em quase 90% das cidades das cinco regiões brasileiras. O êxito do programa se traduz em avanços como o fato de que 1,4 milhão de crianças deixaram de ter cáries em 2010, contribuindo para que a proporção de crianças livres de cáries subisse de 31% em 2003 para 44% em 2010.