Justiça eleitoral reúne partidos e autoridades em Água Branca

Água Branca (PI) – Na reta final para as eleições municipais, promotores, juízes, policiais e membros de partidos são orientados para o dia da votação, Domingo próximo, doa 7 de Outubro.

A menos de uma semana das eleições, a preocupação das autoridades é com o bom andamento no dia de votação. A fim de evitar irregularidades com a propaganda eleitoral indevida e outros incidentes que possam comprometer o pleito, como compra de votos, por exemplo. Uma reunião entre Juíza da Comarca, Promotor de Justiça, Polícias Civil e Militar, representantes de partidos políticos e os cartórios eleitorais de Água Branca, ocorreu hoje (2), no auditório da Câmara Municipal.

A juíza Lisabete Maria Marchetti, da 52ª Zona Eleitoral da Comarca de Água Branca, descreve que a reunião teve o intuito de orientar as pessoas. “É uma maneira de sanarmos dúvidas a respeito de todo o processo e manter uma organização nas nossas ações”.

Para o Promotor Eleitoral Mário Normando, a reunião foi bastante proveitosa. “Pelo que observamos, a expectativa é de que será uma eleição tranquila, mas estamos preparados para qualquer eventualidade”, antecipa o Promotor.

Lisabete Maria Marchett destaca a preocupação com a propaganda indevida. “Orientamos quanto à maneira de agir em casos irregulares, como boca de urna, panfletagem excessiva, compra de voto e outras ações que possam atrapalhar o andamento da votação”, exemplifica a Juíza de Direito.

Após a reunião com membros dos partidos, cartório eleitoral e Juíza e Promotor de Justiça, haverá um encontro apenas com os membros fiscais eleitorais a ser realizado amanha dia 3 de Outubro, na sede  da Câmara Municipal de Vereadores.

O objetivo foi discutir quais ruas e locais deveriam ser fechados para manter a boa organização e o andamento tranquilo das votações, além das ações que podem ser tomadas para manter a ordem.

Coligações convocadas

Foram convocados para participar da reunião, hoje (2), representantes das coligações que disputam nas eleições de Água Branca e municípios que são atendidos pela Comarca de Água Branca. A Juíza Eleitoral Lisabete Maria Marchetti, diz que todos os anos é realizado esse encontro em outros municípios e sempre é requerido a participação das coligações. “Essa reunião tem como objetivo deixar bem claro para os partidos o que pode e o que não pode ser feito no dia da eleição. Queremos facilitar o trabalho dos fiscais e das polícias. Este ano optamos em trazer os representantes de coligações para esclarecer as regras eleitorais e motivar para que o pleito transcorra sem incidentes”.

Por uma eleição tranquila

Durante o encontro, foram respondidas dúvidas, principalmente de pessoas ligadas aos partidos políticos e que vão atuar de alguma forma como agentes partidários ou junto a Justiça Eleitoral. O representante do Partido Progressista da cidade de Hugo Napoleão saiu satisfeito com as orientações do judiciário. Ele disse: “Temos que saber o que pode e o que não deve ser feito no dia das eleições. Queremos um pleito tranquilo, sem que ninguém saia prejudicado. Espero que nas próximas eleições as coligações sejam sempre convocadas. É importante”, elogia.