A prefeita de Angical do Piauí, Neta Santos, concedeu entrevista exclusiva ao PORTAL MPIAUI na manhã de segunda-feira (25), na sede do executivo da cidade.
MPIAUI – Ao assumir a prefeitura de Angical do Piauí a senhora decretou estado de emergência administrativa e financeira; quais os motivos que te levaram a tomar essa decisão?
Neta Santos – Todos nós sabemos que é devido as péssimas condições que o gestor anterior entregou a prefeitura, com débitos de INSS, FGTS, Água, Energia, Salário em atraso, prédios públicos abandonados, saúde parada e educação precária. O que inviabilizava a administração do município. Decretamos estado de emergência administrativa e financeira, para resolver estes problemas, com a ajuda do Tribunal de Contas do Piauí – TCE.
MPIAUI – A senhora recebeu a prefeitura com parte dos salários dos funcionários atrasados e uma dívida junto ao INSS; como está sendo esse início de gestão?
Neta Santos – Como você sabe, não só a cidade de Angical do Piauí, mas em outras cidades existem essas dívidas deixadas por outros gestores. Nós sabemos o que Angical do Piauí está passando com a questão da previdência, dos consignados, questão dos salários do funcionalismo em atraso, entre outras dívidas, mas estamos fazendo o possível para negociarmos por que hoje a responsabilidade pela cidade de Angical do Piauí é da prefeita Neta Santos.
MPIAUI – Tem uma previsão para a Neta Santos colocar os salários atrasados em dia?
Neta Santos – Eu falei com várias classes da prefeitura de Angical do Piauí, educação, saúde, obras e outras, entramos em um consenso, escolhemos uma maneira correta de pagarmos o funcionalismo.
MPIAUI – E hoje a senhora tem esperança por dias melhores para a cidade de Angical do Piaui?
Neta Santos – Com certeza, eu tenho fé em Deus que tudo vai da certo. Já conseguimos para o município, uma retro niveladora, para o hospital, conseguimos uma ambulância, vamos construir uma escola em convenio com o FIEPI E SESI para todo Médio Parnaíba, vamos construir duas quadras de esportes em dois colégios do município e já negociamos o pagamento dos servidores da educação, e pagaremos a categoria o quanto antes. Brevemente também vamos construir um prédio para ser a nova sede da Prefeitura da Cidade.
MPIAUI – Como será a relação da prefeitura com a câmara de vereadores de Angical do Piauí?
Neta Santos – Hoje, temos uma bancada de 5 vereadores e quatro que fazem oposição, eu tenho certeza absoluta que os nove vereadores, assim como eu querem o desenvolvimento de Angical do Piauí, pensando assim, vamos agir para o povo e com o povo, tomando as decisões certas para o município.
MPIAUI – Para finalizarmos, deixe a sua mensagem para o povo da cidade de Angical do Piauí.
Neta Santos – Em primeiro lugar eu quero agradecer ao MPIAUI pelo espaço. Quero dizer mais uma vez à população de Angical do Piauí, tenham paciência, vamos nos dar as mãos, porque o município não é só a prefeita, é toda população. Eu peço a vocês, que deem as mãos, e só assim nós teremos condições de fazer dessa cidade uma cidade desenvolvida. Volto a repetir, amigos, eu estou aqui para administrar junto com a população de Angical do Piauí, eu estou aqui para administrar de mãos abertas, recebendo as críticas e os aplausos, porque eu vivo hoje o desenvolvimento da minha cidade e eu quero juntamente com minha população, com partilhar todos os momentos.