No início da tarde desta quinta-feira (02), a Polícia Civil do Piauí realizou uma entrevista coletiva na sede do Grupo de Repressão ao Crime Organizado, Greco, zona sul de Teresina.
Na ocasião foi divulgado o resultado parcial dos trabalhos referentes ao assalto ao Banco do Brasil do município de Miguel Alves, ocorrido no último dia 30 de abril.
O presidente do Greco, delegado Menandro Pedro, divulgou o nome de duas pessoas presas em Teresina por suspeita de envolvimento no assalto à agência do BB. Foram presos Jessenildo Alves da Silva, vulgo Jessé e Luzia Ferreira Lopes Galiza.
Luiza era namorada de Maylon Sousa, um dos assaltantes mortos durante troca de tiros com a polícia. Ela foi descoberta através da rede social Facebook.
Luzia foi presa numa casa do bairro Saci, na zona Sul de Teresina, onde morava com Maylon e Jessé foi preso em Parnarama-MA.
Menandro informou ainda que Jessé teria como função transportar a quadrilha até a cidade e facilitar a fuga após o assalto. Luzia teria dado moradia aos assaltantes durante a fase de planejamento do crime.
“Ela recebeu o bando na casa dela, viu as armas, escutou todo o planejamento, sabia tudo do assalto e simplesmente não chamou a polícia. E o Jessé voltaria à cidade para resgatar o grupo” disse Menandro.
As armas e munições utilizadas pelos bandidos também foram apresentadas, são elas: duas escopetas calibre 12; uma carabina puma calibre 28; um fuzil 762; uma pistola 380; dois revolveres 38.
.jpg)
O delegado Carlos Cesar, que participa das investigações, contou que dois corpos dos assaltantes já foram reconhecidos no Instituto Médico Legal (IML): Horleon Ferreira Araújo e Maylon Melo de Sousa. Três bandidos foram mortos durante troca de tiros.
A Polícia civil tem dez dias para concluir as investigações do caso. A Polícia Militar do Piauí em conjunto com a PM do Maranhão ainda realizam buscas na região.
Dois bandidos ainda estão foragidos. Um deles foi identificado como José Oliveira da Costa, o Zezinho da Chapadinha.
Foram recuperados cerca de R$437,7 mil roubados da agência. Um veículo Siena que seria utilizado na fuga foi apreendido.
PM fecha cerco. E assaltantes ficam encurralados em cidade do Maranhão
Depois de dois dias de busca intensa nas proximidades de Miguel Alves, a Polícia Militar está com cerco fechado aos bandidos. Os grupamentos estão realizando cercos e barreiras já no estado do Maranhão, para onde os criminosos fugiram após o assalto.
Em entrevista por telefone nesta quinta-feira (02) o Coronel Sá Júnior afirmou que as tropas estão posicionadas em pontos estratégicos da região, que é habitada.
Estamos realizando incursões em toda área e acredito que em breve teremos a prisão destes assaltantes; disse Sá Júnior.
Os dois criminosos devem estar portando armas de pequeno calibre, já que as maiores foram deixadas pelo bando. em perseguição na última terça 3 assaltantes foram mortos em troca de tiros com a polícia. Imagens dos assaltantes mortos rodaram as redes sociais em imagens feitas de aparelhos celular por populares que acompanhavam o trabalho da polícia.
.jpg)
.jpg)
Veja nota do Banco do Brasil sobre o assunto
A Superintendência do Banco do Brasil no Piauí lamentou com pesar, a investida criminosa contra a agência Miguel Alves (PI), ocorrida na última terça-feira (30), que levou a óbito o gerente geral Ademyston Alves, provocando desconforto na sociedade.
Sobre o fato, o BB esclarece alguns pontos especulados através de alguns veículos da imprensa, com finalidade de evitar posicionamentos e interpretações equivocadas:
1- São fundamentais a clara percepção e o conhecimento da legislação sobre os conceitos, direitos, deveres e limitações referentes a Segurança Pública e Segurança Privada;
2- O Banco do Brasil cumpre, fielmente, a legislação que regula as obrigações de instituições financeiras quanto à Segurança Privada, sendo, inclusive, submetido às fiscalizações da Polícia Federal, que autoriza o funcionamento das agências (Lei 7.102/83, Portarias 3233/12 e 3258/13);
3- Todas as agências do BB na jurisdição Piauí possuem, em atividade, os itens obrigatórios por Lei, que são: Alarme e Vigilância Armada. Além dos itens obrigatórios, as agências possuem Porta Giratória com Detector de Metais, Circuito Fechado de TV (CFTV) e Cofres com Fechaduras de Retardo; e
4- A agência de Miguel Alves, a exemplo das demais, também tem Plano de Segurança Privada aprovado pela Polícia Federal, sendo resguardada pelos dispositivos exigidos por Lei.
O Banco do Brasil também assiste seus funcionários com o Programa de Apoio a Vítimas de Assaltos e Sequestros (Pavas), bem como dá assessoria através da sua Gerência Regional de Segurança, da Gerência de Pessoas, da Gerência Jurídica e do seu plano de saúde (Cassi).
Além disso, o BB tem estreita parceria com os Órgãos de Segurança Pública (Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar), com finalidade de facilitar a consecução das atividades sob a responsabilidade de cada um”, diz a nota do Banco do Brasil.
.jpg)
.jpg)
.jpg)