Água Branca realiza mutirão contra a dengue a partir do dia 22 de abril

No próximo dia 22 de abril, a Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o Mutirão da Saúde Todos contra a Dengue. As atividades visam alertar e mobilizar a população para o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré, o Aedes aegypti.

A campanha será aberta no dia 22 de abril, com palestra educativa, na Escola Municipal Enes da Fonseca, e seguirá até o dia 8 de maio, com encerramento no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Neste período, serão feitas diversas atividades, como a mobilização da comunidade escolar; execução de trabalhos sobre o tema em sala de aula; mutirões de limpeza em prédios e espaços públicos; distribuição de materiais informativos; gincanas e rodas de conversa.

O secretário municipal de Saúde, Amilton Feitosa, ressalta a importância das ações de combate ao Aedes aegypti. “O combate ao mosquito é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya. Para isso, é fundamental envolver toda a sociedade, com o apoio da população conseguimos controlar a proliferação do vetor de maneira mais efetiva”, diz.

O prefeito Jonas Moura lembra que em virtude das ações de combate à dengue desenvolvidas ao longo do ano, o município de Água Branca tem registrado baixos índices de casos da doença. “Ano passado, para fortalecer o combate à dengue no município, a lei que institui o programa ‘Água Branca Livre da Dengue’ foi aprovada e sancionada. Por meio desse programa, a Prefeitura classifica os imóveis por meio de um selo, que identifica o risco de dengue no local. Os selos vermelho e amarelo são para classificar os imóveis que possuem foco de dengue. Já o selo verde representa a não existência do Aedes aegypti. É uma medida eficaz e que tem se mostrado bastante positiva em nossa cidade”, explica o gestor.

%d blogueiros gostam disto: