Teve início nesta quinta-feira (20), no Centro de Convenções de Teresina a Caravana Federativa. Uma iniciativa do governo Lula, em conjunto com estados e municípios para criação de um ambiente único que pensa soluções e visa desburocratizar uma série de ações entre os entes federativos.
A 10° edição da Caravana foi aberta pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), que ressaltou a importância de ampliar e fortalecer o federalismo no Brasil e a parceira entre todos os entes em um trabalho conjunto para o avanço do país.
“O momento é de ampliar e fortalecer o federalismo no Brasil, uma marca do presidente Lula que sempre buscou uma relação cada vez mais forte e republicana com os estados e municípios da federação. A Caravana Federativa, além de ser efetiva na resolução de várias questões que envolvem a relação do governo federal ela simboliza este perfil do presidente Lula de dar as mãos aos entes nacionais para que os recursos cheguem na ponta e melhorem a vida das pessoas. Para nós é um grande prazer receber a Caravana Federativa nesse dia tão especial e com a volta do presidente Lula ao Piauí”, disse Rafael Fonteles.
A abertura também contou com o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, que trouxe a tona a importância da descentralização do diálogo do governo federal diretamente com estados e municípios.
“Estamos acostumados com o governo federal em Brasília e o presidente Lula determinou que o governo saísse e fosse até as pessoas, aonde as pessoas vivem. Trabalhando de forma integrada. Nosso objetivo é garantir um momento de não apenas prestação de serviços, mas de resolução de uma série de problemas que diz respeito a esta integração. Esta é uma oportunidade para o diálogo. Ganha o Piauí e ganha o Brasil”, ressaltou Wellington Dias.
Estão presentes no Piauí 35 ministérios, além de órgãos e autarquias nacionais, cujo atributo é desburocratizar o acesso a programas federais diretamente com os gestores. De acordo com a secretária de Relações Institucionais, Juliana Carneiro, são mais de 3000 mil inscritos e 200 prefeituras credenciadas para os dois dias do evento.
Esta 10° edição da Caravana Federativa, é também um marco: o Piauí foi o estado escolhido pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, que se fará presente na sexta-feira (21) e será responsável pelo encerramento do evento.
“A mim cabe reforçar a fala do governador e do nosso ministro sobre a importância da Caravana Federativa e o governo federal estar todo aqui. Já são 10 marchas realizadas e esta é a primeira que o presidente Lula vem, e isso é um grande gesto de retribuição e carinho ao povo do Piauí. Essa união entre governo federal, governo do estado e prefeituras é o que nos fará avançar”, finalizou Juliana Carneiro.
Presença do Presidente Lula
A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Caravana Federativa no Piauí, em Teresina, nesta sexta-feira (21), virá acompanhada de investimentos. Lula vai anunciar ações nas áreas portuária e de transformação digital, além de cessões da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
A participação do presidente será no encerramento da 10ª edição da Caravana Federativa, a partir das 11h30, no Centro de Convenções de Teresina. A Caravana Federativa é um evento itinerante do governo federal, que apresenta ações de cidadania e programas do governo aos gestores públicos e parlamentares locais.
O evento é realizado pelo governo federal em parceria com o Governo do Estado e Associação Piauiense dos Municípios (Appm). Conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, além do apoio do Sebrae e Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
Os diversos estandes esclarecem dúvidas e ajudam gestores estaduais e municipais a solucionar pendências. Até agora, a caravana já passou por nove estados. Em Teresina, mais de 40 órgãos governamentais, autarquias e bancos vão estar presentes. O presidente Lula visitará alguns dos estandes.