Presidente nacional do Progressistas, o senador Ciro Nogueira criticou nesta quarta-feira (28) os questionamentos feitos pelo governador Wellington Dias (PT) em relação a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que rejeitou a importação da vacina russa Sputnik V. Aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Nogueira pontuou que os cientistas não poderiam ignorar os dados recebidos.
“Parece que Wellington Dias gostaria que os cientistas da Anvisa, concursados há mais de uma década, ignorassem os dados recebidos e as preocupações alimentadas por uma vida de estudos e autorizassem a vacina que ele quer comprar, apenas porque países como o Zimbábue o fizeram. O governador questiona a avaliação da Anvisa, que em lugar de atender os interesses políticos dos governadores, atua embasada em estudos criteriosos e transparentes, corroborados por dezenas de cientistas independentes do Brasil. Difícil compreender essa lógica”, afirmou.
O senador piauiense pontuou que o petista poderia acelerar o envio de mais informações por parte do Instituto Gamaleya. “Em vez de ironizar e pôr em xeque a credibilidade dos profissionais brasileiros, o governador poderia usar essa disposição para acelerar o envio de mais informações por parte do laboratório para que as justas preocupações da Anvisa sejam sanadas”.
Por fim, Ciro Nogueira alfinetou o governador piauiense no que se refere ao cofinanciamento da saúde, pedindo que ele pague as Prefeituras. “Além disso, Wellington Dias deveria deixar de lado esse discurso fácil e pagar às prefeituras os débitos do cofinanciamento da saúde, que ajudaria muito no combate à pandemia”, frisou.