CMEI Chico Xavier desenvolve projeto que incentiva a responsabilidade ambiental

Projeto de reciclagem de pneus realizado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Chico Xavier, na zona Sudeste de Teresina, torna o ambiente escolar ecologicamente sustentável. O projeto ‘IDE Onze-Horas’ é executado de forma conjunta por pais, estudantes e servidores da unidade de ensino. Ocorre em parceria da comunidade escolar com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sudeste 2.

O projeto consiste no corte de pneus usados, seguindo de pintura e o reaproveitamento para os mais diversos usos, dentre eles vasos de plantas da espécie onze-horas. Segundo a diretora do CMEI Chico Xavier, professora Cristiane Vieira, as crianças têm se empenhado em cuidar das plantas, onde são escolhidas turmas em rodízio para cuidar das flores. “Através deste projeto, as crianças podem construir valores e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, assim como entender que isso é qualidade de vida”, destaca.

Em atividade desde julho de 2023, o projeto é uma importante ação de educação ambiental que dá cor e mais vida à instituição, ao passo que estimula desde a primeira infância a responsabilidade em diminuir os efeitos da poluição e da produção de lixo. Além dos vasos de plantas produzidos com pneus, estes ainda são utilizados para ornamentar a escola e criar assentos e lixeiras utilizados para coleta seletiva.

O projeto ocorre de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento de ações sustentáveis dentro da educação infantil. “É preciso enfatizar que todas as unidades de ensino da Rede Municipal de Teresina desenvolvem projetos de Educação Ambiental. Além do conteúdo em sala de aula sobre a importância de preservar o nosso meio ambiente, os alunos e a própria comunidade escolar recebem informações sobre como devemos preservar nossa rica fauna e flora. Os professores recebem, através da Secretaria Executiva de Ensino da Semec, as orientações sobre o desenvolvimento de ações que complementam a formação das crianças com estímulo ao consumo consciente, o reaproveitamento de recursos hídricos, o desperdício de alimentos e à reciclagem”, ressalta Ana Célia Aragão, representante da Semec junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente e na Comissão de Escola Sustentável de Teresina.