O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ladeira do Uruguai, localizado na zona Leste de Teresina, mergulhou na celebração da Semana do Folclore, trazendo vida ao projeto “Era uma vez a Cozinha Mágica do CMEI Ladeira do Uruguai”.
Nesta quinta-feira, (24), o ambiente da unidade de ensino foi preenchido com risos, aprendizado e alegria, enquanto as crianças participaram de uma manhã repleta de atividades produtivas e criativas.
O projeto Alfabetiza Teresina, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), abraça a riqueza do folclore brasileiro e sua diversidade cultural, incorporando essa herança nas atividades educacionais.
No CMEI Ladeira do Uruguai, as crianças se reuniram em torno de uma atividade especial: aprender a fazer o beiju. O alimento, que há gerações é um símbolo do folclore brasileiro, foi o centro das atenções, proporcionando às crianças uma oportunidade única de se conectarem com as tradições culinárias passadas entre gerações.
Marquila Ferreira, diretora da unidade de ensino, disse que o dia foi extremamente positivo. “Foi um dia muito proveitoso para todos nós. Estamos orgulhosos dos nossos pequenos alunos, que se envolveram e aproveitaram todas as atividades, desde a animada dança dos personagens folclóricos até a produção do tradicional beiju”.
Durante a atividade, as crianças tiveram a oportunidade de participar ativamente do processo de preparação do beiju. As professoras atuaram como supervisoras, orientando e estimulando os alunos a participarem. Um aspecto notável do envolvimento interativo foi o momento de rechear o beiju com coco. Nesse momento, as crianças eram incentivadas a identificar a letra inicial da palavra “coco” por meio de perguntas feitas pelas professoras. Esse método educacional envolveu os alunos, estimulando a participação ativa e ao mesmo tempo, fortalecendo habilidades de aprendizado.