Ministério libera R$ 5,7 milhões articulados pelo deputado Dr. Francisco para construir Centro de Reabilitação em São Raimundo Nonato


O Ministério da Saúde publicou portaria liberando R$ 5,7 milhões para construção do primeiro Centro Especializado em Reabilitação (CER) em São Raimundo Nonato. A liberação atende a solicitação do deputado Dr Francisco (PT/PI) que, desde o início do ano, prioriza projetos para ampliar a rede de atenção à pessoa com deficiência. O Centro, na modalidade CER II, será referência para mais de 147 mil pessoas que vivem nos 18 municípios da região. O deputado também solicitou a construção de CER IV para as cidades de Floriano e Picos. Os projetos estão tramitando no Ministério.

“Tenho recorrido ao governo federal com frequência, argumentando a necessidade de fortalecer a política pública de atenção às pessoas com deficiência para que possam superar limites. E é com alegria que trago essa boa notícia para quem precisa de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, comemora.

O deputado apresentou a solicitação – demanda da prefeita Carmelita Castro e do deputado estadual Hélio Isaías. E argumentou o vazio assistencial às pessoas com deficiência na região da Serra da Capivara, que precisam de atendimento mais próximo de onde moram – em encontros técnicos com a própria ministra Nísia, o secretário de Atenção Especializada, Helvécio Magalhães, e o coordenador nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, Arthur Medeiros. O projeto foi fundamentado pela Secretaria Estadual da Saúde e, agora, aprovado pelo Ministério.