COM LEITURA DE MENSAGEM, O PREFEITO MUNICIPAL JONAS MOURA ABRE ANO LEGISLATIVO.

Com leitura de mensagem ao Legislativo em sessão solene, o Prefeito Municipal de Água Branca, Jonas Moura de Araújo, fez um relato das ações de cada área do Governo Municipal nos primeiros 51 dias da atual gestão, também falou das metas a serem atingidas, e desejou um excelente Ano Legislativo.

A Primeira Sessão, teve início às 19:30h desta quita feira, e contou com um grande número de populares. Após a leitura da mensagem do Prefeito Municipal, a palavra foi passada ao Dr. João Eudes Soares de Araújo, Advogado da Câmara Municipal, onde em sua fala, fez recomendações e observações importantes sobre a condução do Legislativo Municipal. Em seguida os 11 Vereadores tiveram a palavra aberta, onde cada um falou do momento importante e de suas pretensões como membro do Legislativo.  Lembrando que os trabalhos foram conduzidos pelo Presidente da Câmara Municipal, o Vereador Francisco Alves de Moura.

É importante ressaltar que as sessões ocorrerão todas as quintas, sempre às 19h e são abertas a todos os cidadãos. A Câmara fica na Praça Gomes Calado, Centro.

Veja abaixo a Mensagem do Prefeito Municipal:

Quero saudar a todos os vereadores desta casa, em nome do Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Água Branca, vereador Francisco Alves Moura, a todos os presentes, e agradecer a Deus e ao povo por este momento.

“O peso que está sobre os ombros de cada um dos senhores, está também sobre os meus. Temos uma missão muito importante. Água Branca é uma cidade promissora e que tem muito ainda o que conquistar. Vamos nos empenhar, fazer o máximo e, com todas as nossas energias, vamos dar uma nova dinâmica ao governo e vencer essa batalha”.

“A cidade precisa ser governada com total transparência e com muita responsabilidade. Precisamos de harmonia entre o poder Legislativo e Executivo, e também com o Judiciário. Isso se faz necessário porque somos moradores de uma mesma cidade. Precisamos manter o diálogo para alcançar o consenso e um resultado que seja satisfatório a toda a comunidade”.

Aproveito este momento, para pedir o apoio, para que continuem nos ajudando a fiscalizar a aplicação dos recursos do município, para que possamos atingir o grande objetivo desse governo, que é melhorar a qualidade de vida dos aguabranquenses.

Para isso, faço um breve relato desses primeiros 51 dias de governo.

SAÚDE:

Que logo nos primeiros dias, entre 14 a 18 de janeiro, foi feito um planejamento com todos os profissionais de saúde, analisamos indicadores do ano anterior e projetando uma ação para 2013. Começamos com o mutirão de limpeza para o controle da DENGUE.

E ainda em janeiro, até 07 de fevereiro, fizemos uma intensa campanha municipal de cobate a dengue, envolvendo todas as áreas do Governo Municipal.

No Hospital, estamos implantando alguns serviços na rede de urgência e emergência, com a implantação de protocolo de atendimento e a classificação de risco. Contratamos enfermeiros para plantão 24 horas, estamos fazendo pequenas reformas no prédio que proporcionarão um melhor atendimento. Conseguimos uma ambulância totalmente equipada com o que há de mais moderno, que era um grande sonho, para dar resolutividade ao nosso paciente. E posso afirmar que estamos em pleno funcionamento em todas as áreas: A Atenção Básica, o PSF (7 postos com médicos), o CEO, o CPAS, a Fisioterapia e o Laboratório de Próteses Dentária. Somos uma referência no Médio Parnaíba, e estamos lutando para melhorar ainda mais.

EDUCAÇÃO:

Não é diferente, começamos por conhecer a estrutura física e humana da secretaria. Em janeiro a Secretária reuniu a sua equipe de gestão para planejar o ano de 2013.

Fizemos uma forte campanha de matrículas, aonde já temos números maiores que 2012.

Eu estive conversando com todos os servidores da educação, negociando os seus vencimentos, foi uma negociação escola a escola, um fato inédito, na gestão municipal, e graças a um recurso complementar, vindo do FUNDEB, antecipamos e pagamos de uma única vez todos os colaboradores da educação, inclusive já acompanhando o atual piso salarial da categoria, coisa que nenhum outro município conseguiu fazer.

Estamos reformando e ampliando a escolas municipais, como exemplo, cito a Escola Municipal Joaquim Parente, e ainda conseguimos junto ao Ministério da Educação e Governo do estado, um ônibus novo, e novos equipamentos, como ar condicionados, refrigeradores, fogões, mesas e carteiras, para melhorar a qualidade de vida  dos nossos alunos e professores. Tudo isso foi entregue nas escolas.

ADMINISTRAÇÃO:

Já fizemos o recadastramento de todos os servidores efetivos, no intuito de conhecer e atualizar todos os dados, inclusive na questão nos dados de qualificação.

Estamos atualizando todas as relações da RAIS, DIRF, GFIP e GPREV, para que todos tenham acesso.  Transferimos os recursos do Fundo de Previdência dos Servidores, para a agência da Caixa Econômica local, e estamos renovando toda parte contratual dos prestadores de serviços, afim de termos um controle, e com certeza melhorar ainda mais os resultados.

COMUNICAÇÃO:

Criamos um site oficial da Prefeitura onde qualquer cidadão pode e deve acompanhar as ações diárias, nesse site tem como conhecer quem é quem no nosso governo e o que estamos fazendo.

Criamos a nova logomarca do governo, onde em breve estará estampada em todos os órgãos em bens público do município.

ASSISTÊNCIA SOCIAL:

Todos os programas, referente a esta secretaria, já estão em pleno funcionamento, como ENVELHECER SAUDÁVEL, BOLSA FAMÍLIA e PETI.

Fizemos uma reunião do Bolsa Família, com 1.500 famílias. Regularizamos o Projeto de 39 casas, onde em breve iniciaremos construção.

Em fevereiro  fizemos o CARNAPETI, bloco de rua envolvendo todos os idosos e o Bloco Todos Contra a Dengue, e foi um grande sucesso.

SECRETARIA DE OBRAS E URBANISMO:

Começamos a melhorar as estradas vicinais e desobstruções de ruas. Já começamos toda a parte de capina e limpeza da cidade, onde já contratamos 395 diárias junto aos nossos trabalhadores locais. Começamos a operação tapa buraco, como também estamos melhorando a iluminação pública municipal, onde já colocamos 264 lâmpadas, e vamos continuar.

No aterro sanitário, conseguimos melhorar a capacidade de armazenamento de lixo da cidade, isso por que conseguimos uma retroescavadeira nova, que tem nos ajudado bastante nesse serviço.

Temos ainda uma missão, estamos acompanhando toda a obra do Esgotamento Sanitário, para melhorar estes serviços.

AGRICULTURA:

Foram feitos reparos no Trator da Prefeitura, na parte mecânica e hidráulica, para a realização de serviços de preparo do solo, com valores subsidiados aos nossos produtores agrícolas, em pleno funcionamento.

Foram distribuídos duas toneladas de sementes, entre milho e feijão;

Fizemos a adesão ao Seguro Safra, ano agrícola 2012-2013;

Estivemos com o Secretário de Agricultura, viabilizando a compra direta, e solicitamos novos projetos para o setor agrícola de Água Branca.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO:

Estamos atualizando todo cadastro de comerciantes e feirantes do Mercado, para que possamos melhorar ainda mais a renda de cada um, para um planejamento junto a todos esses comerciantes.

SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER:

Nós realizamos o grande carnaval de Água Branca, fizemos um carnaval para todos, onde tivemos uma excelente repercussão a nível de estado, recebendo inclusive o título de mais seguro do Piauí.

Os barraqueiros faturaram mais de 200 mil reais nos quatro dias de festa.

Geramos mais de 228 diárias para trabalhadores locais. Pousadas, bares e pontos de alimentação lotados. Esse ano o destaque ficou por conta do tradicional MELA-MELA, que esse ano foi considerado o melhor de todos.

Agora é olhar para frente e buscar todos juntos com foco no desenvolvimento, aliando-se ao Governo do Estado (parceiro), Governo Federal, para que possamos ter uma Água Branca cada vez melhor para o nosso povo.

Um grande abraço, e contem comigo.

Jonas Moura de Araújo - Prefeito Municipal
Dr. João Eudes Soares de Araújo - Advogado da Câmara Municipal
Francisco Alves de Moura - Presidente da Câmara Municipal
Gildazio Alexandrino de Carvalho - Vereador

Raimundo de Almeida Santos - Vereador
Tatiana Almeida de Carvalho - Vereadora
Francisco Marcos Silva de Sousa Filho - Vereador
Luis Welber Rodrigues Nascimento - Vereador
Edmilson Ferreira Coelho - Vereador
Humberto Tavares Mendes - Vereador
Antonio Valter Batista dos Santos - Vereador
Ivon Lendl Beserra Sales - Vereador
Francisco Emanuel de Paiva Sousa - Vereador
%d blogueiros gostam disto: