COMUNICADO – Abate de suínos no Matadouro Público Municipal

Em virtude do caso confirmado de Peste Suína Clássica (PSC) no município de Lagoa do Piauí, foi publicada a portaria nº 15.204-23/2019DG, de 06 de abril de 2019, que proíbe o trânsito e a emissão de Guia de Trânsito Animal – GTA para suídeos para qualquer finalidade dentro do estado do Piauí.

Em seguida, foi publicada uma nova portaria incluindo apenas dois abatedouros com Serviço de Inspeção Oficial, que ficam situados em Teresina, para realizar o abate dos suínos.

No entanto, Água Branca tem um matadouro que atende as mínimas condições de higiene e estrutura exigidas pelas legislações pertinentes, bem como o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) implantado e funcionando de acordo com as normas sanitárias, que garante à população um alimento seguro e livre de qualquer risco de transmissão de doenças.

Diante do exposto, o prefeito Jonas Moura, juntamente com sua equipe técnica do SIM e Vigilância Sanitária Municipal não mediram esforços em mostrar aos diretores da ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí) que estamos preparados para assumir o abate dos suínos, uma vez que cumprimos todas as exigências das legislações pertinentes.

Portanto, nesta quarta-feira (17) foi autorizado o abate de suínos no Matadouro Público Municipal de Água Branca.

O abate será realizado dentro das exigências estabelecidas pelo SIM e ADAPI e somente mediante o recebimento da Guia de Trânsito Animal (GTA).

Excepcionalmente este fim de semana, devido aos feriados da Semana Santa, iremos receber a documentação (GTA) dos animais destinados ao abate na segunda-feira, dia 22 de abril de 2019.

 

Atenciosamente,

Carlos André Sousa Soares, coordenador da vigilância sanitária municipal

Ana Paula Alexandrino, médica veterinária municipal

%d blogueiros gostam disto: