A partir desta segunda-feira (23) os pequenos criadores de Piripiri e da região já podem comprar milho no próprio município. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deu início à comercialização do cereal na nova Unidade Satélite de Venda (USV) aberta em Piripiri. O objetivo da criação de mais um ponto de venda do grão é ampliar a abrangência do Programa de Venda em Balcão, que disponibiliza milho a suinocultores, avicultores, bovinocultores, caprinocultores, ovinocultores, bubalinocultores (búfalos), aquicultores e coturnicultores (codornas).
“Até a abertura da nova unidade, os pequenos criadores da região precisavam se deslocar até os armazéns da Conab de Parnaíba, Teresina ou da Unidade Satélite de Vendas de Campo Maior. Com esse novo ponto, os criadores vão deixar de percorrer pelo menos 165 km, que é a distância de Piripiri à capital do estado, economizando tempo e o custo logístico”, destaca o Superintendente da Conab no Piauí, Danilo Viana.
A Unidade de Piripiri conta com 150 toneladas de milho para atender os criadores da região. Ainda está prevista a chegada de outras 200 toneladas do cereal. Esses primeiros carregamentos do grão são provenientes do leilão do Aviso de Frete Nº 74/2024 realizado pela Companhia. A venda e entrega do produto será realizada de segunda a sexta-feira. Além da compra de milho, os criadores não inscritos no Programa também podem fazer o cadastramento na Unidade.
A nova Unidade Satélite de Venda da Companhia foi aberta em caráter excepcional e conta com apoio da prefeitura municipal e de recursos provenientes de emenda parlamentar. A Unidade manterá as atividades pelo prazo inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação.
A demanda prevista de atendimento em Piripiri é de aproximadamente 300 produtores, que necessitam em média de 200 toneladas de milho mensais. Atualmente, o estado do Piauí conta com cerca de 5 mil pequenos criadores cadastrados no ProVB. De janeiro a agosto deste ano foram comercializadas pela Conab aproximadamente 11 mil toneladas de milho em todo o estado, correspondentes a cerca de 2,6 mil atendimentos.
O Programa de Venda em Balcão, operacionalizado pela Conab, visa facilitar o acesso de pequenos criadores e agroindústrias de pequeno porte a produtos agrícolas essenciais à produção, por meio da venda direta dos estoques públicos a preços compatíveis com os praticados em pregões públicos ou com os dos mercados atacadistas locais. No Piauí, o Programa é executado nas unidades armazenadoras da Conab que abrangem quatro regiões do estado, de forma a garantir o abastecimento dos criadores para uso na alimentação dos seus rebanhos.