Cop 26: W. Dias assina termo de cooperação com Casa dos Ventos e Nexway

O governador Wellington Dias assinou nesta quarta-feira (10), em Glasgow, na Escócia, onde participa da COP 26, um termo de cooperação que garante o início da produção de hidrogênio verde no Piauí. A iniciativa vai ao encontro das alternativas apontadas pelas autoridades mundiais presentes no evento, quanto a busca por energias mais limpas, que minimizem o impacto ao meio ambiente e o aquecimento global.

A Casa dos Ventos e a Nexway vão implantar na Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Parnaíba o projeto piloto de uma planta de amônia para produção de hidrogênio verde, que será usado como combustível veicular.

“Liberamos as condições para, na Zona de Processamento de Exportações (ZPE), essas empresas estarem trabalhando com outros parceiros do Brasil e do mundo. Acreditamos que teremos bons resultados neste caminho que é coerente com a COP 26”, declarou Dias.

O Hidrogênio Verde é considerado o combustível do futuro. É produzido com eletricidade oriunda de fontes de energia limpas e renováveis, como as de matriz hidrelétrica, eólica, solar e provenientes de biomassa e biogás. Ele é carbono zero, obtido sem emissão de CO2. O projeto da Nexway e Casa dos Ventos prevê a geração de 250 kilowatts de hidrogênio para movimentar 2 ônibus no Piauí.

“Este é o início para que no futuro possamos desenvolver outros projetos de grande porte de geração de hidrogênio para o mercado interno ou exportação via uma planta de amônia que vamos iniciar os estudos nos próximos meses” confirmou Marcel Haratz, presidente da Nexway Eficiência.

O evento de apresentação do potencial do Piauí para produção de hidrogênio verde teve cerca de 80 participantes. A implantação de um projeto de hidrogênio verde na ZPE pode transformar o perfil econômico do município de Parnaíba.

“Estamos falando de investimentos que, ao longo dos próximos 10 anos, podem chegar a US$ 4 bilhões. É algo transformador e coloca o Piauí no caminho correto da sustentabilidade” concluiu Victor Hugo, presidente da Investe Piauí.

%d blogueiros gostam disto: