O Instituto Datamax, que desde janeiro não divulgava pesquisas com intenção de voto em Teresina, apresentou números de uma sondagem onde Fábio Novo alcança 40% e Silvio Mendes chega a 42%, o que significa empate técnico entre o petista e o oposicionista. Embora o mesmo Datamax tenha realizado uma pesquisa em Teresina 8 dias antes e não tenha registrado nem divulgado os números, o instituto, que mais acertou nas eleições de 2020 e 2022, fez uma nova pesquisa nos dias 11 e 12, segundo registro no TRE, que mostra um empate na eleição. Esperamos que o Datamax esteja correto para manter sua credibilidade, caso contrário, não teremos mais em quem acreditar. A pesquisa tem número de registro no TRE 05154/2024.
Joel não é páreo para Rafael em 2026
O ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, presidente do Progressistas, supostamente estaria circulando pelo estado para se tornar o nome da oposição contra o governador Rafael Fonteles em 2026. No entanto, ele aparece nas pesquisas como o candidato mais fraco da oposição. Nos levantamentos que a coluna teve acesso, Joel não pontua na pesquisa espontânea e, quando estimulado, tem percentuais inferiores aos da ex-deputada Iracema Portela e do deputado Júlio Arcoverde. A oposição pode precisar procurar outro nome, pois a boa votação de Joel para o Senado foi um protesto, e o eleitor piauiense não lembra mais de Joel e de sua história de carroceiro que contava na eleição.
PSD faz simulações para 2026 com Georgiano e Júlio César
As pesquisas apressadas para 2026 sempre simulam os nomes de Georgiano Neto para o governo e Júlio César para o Senado. Georgiano é um fenômeno nas pesquisas espontâneas, mas nas estimuladas ele não tem o mesmo desempenho. Segundo estatísticos, isso ocorre porque seu nome nunca foi massificado para o cargo; na espontânea, a explicação é sua presença na mente do eleitor. Sem estímulo de outros nomes, seu crescimento é normal. O deputado Júlio César, por outro lado, não consegue boa performance nem nas pesquisas espontâneas nem nas estimuladas para o Senado.
Ministério Público Federal pede inelegibilidade para deputado Marcos Kalume
A procuradora federal Valquíria Oliveira está solicitando à Justiça Federal a confirmação da condenação por corrupção ativa na cidade de Marcos Parente do deputado em exercício Marcos Kalume (PT). Ele foi condenado por corrupção ativa quando ocupava o cargo de secretário de saúde do município. Marcos Kalume já teve seus direitos políticos cassados, mas recorreu da decisão e atualmente é parlamentar e pré-candidato a prefeito de Floriano. O MPF volta a pedir a condenação do deputado.
Fonte: Portal Encarando