Eleição para a Prefeitura de Teresina ganha repercussão nacional; saiba o motivo


Na última semana, as eleições rumo ao Palácio da Cidade de Teresina têm ganhado repercussão nacional. Segundo um levantamento feito pelo site Brasil de Fato, as pesquisas mostram apenas um petista com chance de vitória nas nove capitais do Nordeste, fazendo referência ao petista Fábio Novo. Já o Metrópoles destaca: “Por que o PT considera eleição neste ano em Teresina uma barbada”. A CNN Brasil faz uma análise das capitais monitoradas pela ferramenta da Ipespe Analítica. Segundo eles, o Nordeste apresenta um cenário desafiador para o PT voltar a governar capitais; no entanto, por enquanto, só o deputado estadual Fábio Novo, em Teresina, e a deputada federal Luizianne Lins, ex-prefeita de Fortaleza, apresentam competitividade contra os adversários.

Levantamento Brasil de Fato

Um levantamento feito pelo Brasil de Fato, utilizando as pesquisas eleitorais divulgadas até a última sexta-feira (14/06), mostra que a grande maioria dos candidatos petistas que disputam as prefeituras das nove capitais nordestinas não agradou o eleitor. Apenas o deputado estadual Fábio Novo (PT) desponta com uma candidatura competitiva em Teresina (PI), onde aparece à frente dos demais candidatos, mas empatado tecnicamente com o ex-prefeito local, Silvio Mendes (UB).

O Brasil de Fato baseando-se em uma pesquisa divulgada pelo Instituto Datamax na última sexta-feira, Fábio Novo está na dianteira com 41,78% das intenções de voto. Mendes vem em seguida, com 41,14%. Na campanha do petista, o resultado foi celebrado, pois é a primeira vez que o candidato do PT aparece à frente. A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 7 de junho, registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) sob o número 05808/2024, com margem de erro de 2,18% e ouvindo 2.008 pessoas.

Cenário histórico segundo Metrópoles

No texto do Metrópoles, assinado pela Coluna do Guilherme Amado, é apresentado um cenário histórico: vencedor de cinco eleições ao governo do Piauí desde 2002, o PT espera, em 2024, enfim romper a sequência de derrotas nas disputas pela prefeitura da capital do estado, aponta o colunista. O partido nunca venceu a eleição na cidade, dominada desde a redemocratização por PSDB e MDB. O atual prefeito, Dr. Pessoa, eleito pelo MDB, passou pelo Republicanos e agora está no PRD.

De acordo com Guilherme Amado, o principal trunfo dos petistas para emplacar Fábio Novo como prefeito de Teresina é a aprovação do governador Rafael Fonteles, que está engajado na pré-campanha do aliado. Correligionários de Novo e Fonteles citam dados de uma pesquisa do Instituto Datamax, que mostra o governador aprovado por 87,26% dos piauienses, índice superior até ao de Lula no estado, com 76,7%.

O colunista relembra que além do fator Fonteles, outro ponto favorável a Fábio Novo é uma aliança de dez partidos em torno dele, incluindo lideranças do PSDB e antigos aliados do senador Ciro Nogueira, principal antagonista do petismo no estado. Avaliações sobre o que se entende como mau momento político de Nogueira, aliado do principal adversário de Novo, Sílvio Mendes, do União Brasil, também colaboram para o otimismo do PT em Teresina.

Análise CNN Brasil

A CNN Brasil aponta uma queda na popularidade de Lula no Nordeste, região que, desde 2006, tem dado preferência a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aos candidatos petistas nas disputas presidenciais. O partido quer voltar a governar capitais do país, o que não ocorre desde 2018. Entretanto, o agregador de pesquisas Ipespe Analítica mostra que o PT não aparece na frente em nenhuma das nove cidades monitoradas pela ferramenta, ficando atrás tanto de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto de filiados a siglas que compõem o governo federal.

Pelos dados do agregador, o PT está em segundo lugar em cinco das nove capitais nordestinas e apoia o vice-líder de mais uma, o deputado Duarte Júnior (PSB) em São Luís. Por enquanto, só Fábio Novo, em Teresina, e Luizianne Lins, em Fortaleza, apresentam competitividade contra os adversários — respectivamente, o ex-prefeito Sílvio Mendes e o ex-deputado federal Capitão Wagner, ambos do União Brasil e candidatos derrotados aos governos do Piauí e do Ceará nas eleições de 2022.

Funcionamento do Agregador da CNN

O agregador de pesquisas desenvolvido pelo Ipespe Analítica é um algoritmo que projeta a intenção de voto para prefeito a partir de levantamentos feitos por diversos institutos. Não é apenas somar os números e obter uma média. A metodologia usa estatística bayesiana e técnicas de aprendizado de máquina (machine learning). Leva em conta, por exemplo, o período em que as entrevistas foram feitas — quanto mais recentes, maior o peso no cálculo —, assim como o histórico dos institutos.

Trata-se de uma fotografia mais precisa do cenário eleitoral, quando comparado às pesquisas de forma individual. Isso porque, como ainda se trata de pré-candidaturas, pode haver diferença na lista de nomes apresentados aos entrevistados. Além disso, o agregador atualiza os dados tão logo seja divulgada uma nova pesquisa e permite a comparação ao longo do tempo na série histórica.

Fonte 180 graus