Em Brasília, Rafael Fonteles trata sobre Terminal Pesqueiro de Luís Correia


O governador Rafael Fonteles participou de audiência nesta quarta-feira (8), em Brasília, com o ministro da Pesca, André de Paula. Na pauta, ele tratou sobre o Terminal Pesqueiro de Luís Correia. “É um passo fundamental para viabilizarmos economicamente o nosso Porto, que será concluído ainda este ano. A ideia é termos, ao lado do Porto, um cais para pescados e uma indústria de conserva de peixes, gerando oportunidades e emprego para a população do litoral piauiense”, disse Rafael Fonteles.

O Parque Empresarial do Terminal Pesqueiro de Luís Correia, de acordo com o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, está em fase de licitação, com previsão de R$ 150 milhões de investimentos oriundos do Tesouro Estadual. O início das obras está previsto para iniciar no primeiro semestre de 2023 e finalização em 2024.

O Terminal Pesqueiro é um projeto iniciado em abril de 2021, logo após a criação da Investe Piauí. Segundo Maria Cristina, que preside Complexo do Terminal Pesqueiro, a primeira meta da ação planejada se deu com o estudo de diagnóstico da cadeia da pesca local e de viabilidade técnica para a contratação de construção de um Cais de Atracação para Instalação do Terminal Pesqueiro de Luís Correia (TPLC) e para os serviços de Dragagem.

Maria Cristina informo que o terminal é fundamental para alavancar o desenvolvimento socioeconômico da região da Planície Litorânea 1, fomentando a atração de investimento privado e com melhoria da logística e transporte hidroviário.

A contratação visa implantar um cais de 180 metros na margem direita da desembocadura do rio Igaraçu, no município de Luís Correia – PI, bem como o canal de acesso ao cais, com respectivo berço de atracação e bacia de evolução por meio de realização de dragagem.



Deixe um comentário