A Escola Municipal Clidenor de Freitas Santos, na zona Norte de Teresina, realizou uma encenação do Sítio do Picapau Amarelo, com o objetivo de aproximar os alunos da literatura clássica de Monteiro Lobato. O projeto, intitulado “Monteiro Lobato e o Mundo Encantado do Sítio do Picapau Amarelo”, teve como foco a obra mais famosa de Lobato, que marca a literatura infanto-juvenil brasileira.
A ação foi idealizada pelas professoras de Língua Portuguesa, Karla Aguiar e Kerolaia Almeida, e contou com a colaboração dos professores Marciél Gomes, que desenvolveu o teatro, Rosana Brito, responsável pela dança, e Tânia Maria, que cuidou do cenário. A proposta envolveu diversas atividades em sala de aula, nas quais os alunos puderam conhecer mais sobre a vida e a produção literária de Lobato, com ênfase no Sítio do Picapau Amarelo.
Como culminância do projeto, os alunos apresentaram para a comunidade escolar uma encenação, misturando teatro e dança. A performance trouxe à vida os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, proporcionando aos estudantes uma experiência divertida e diferente. “Com o trabalho realizado, os alunos puderam vivenciar o mundo mágico criado por esse importante autor, perpetuando a sua memória literária, tão importante para a literatura nacional”, destacou a professora de Língua Portuguesa do 6° ano, Karla Aguiar.
A realização do projeto fortaleceu a memória literária de Monteiro Lobato, cumprindo com o objetivo da Secretaria Municipal de Educação (Semec) em promover o conhecimento de forma recreativa e pedagógica.