Equipe do Selo Unicef avalia impacto positivo nas escolas municipais

Com a chegada da medição final do Selo Unicef, os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) e escolas municipais de Teresina já estão colhendo os frutos dos Resultados Sistêmicos implementados.

A equipe de mobilização do Selo Unicef esteve no CMEI Maria José Arcoverde para realizar uma atividade de escuta das crianças, parte das iniciativas dos Cursos do Selo Unicef. Durante a visita, também foi possível conferir de perto algumas mudanças que o CMEI promoveu após essas experiências de contato com a metodologia do Selo Unicef.

“Entre as alterações observadas, destacam-se o programa de Lavagem de Mãos e a reorganização dos espaços de brincar, considerando-os como terceiro educador. No entanto, uma das mudanças mais significativas foi a oferta da merenda escolar, que passou por importantes transformações”, destaca Leticia Campos, coordenadora de Articulação Comunitária da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

As crianças do CMEI têm seus direitos de aprendizagem assegurados nesse momento crucial de socialização, alimentação e incorporação de hábitos saudáveis, exercitando a autonomia ao poderem participar da convivência, expressão, autoconhecimento e exploração.

A alteração na forma de oferecer o lanche, permitindo que cada criança se sirva e decida quanto deseja comer, escolha a cadeira onde quer se sentar e desfrute do lanche com calma e em um ambiente tranquilo, acompanhada pelos profissionais do CMEI, resultou não apenas em experiências significativas, mas também na redução do desperdício de merenda.

Sobre o Selo Unicef

O Selo Unicef tem como objetivo estimular o município para otimizar recursos humanos e financeiros, qualificando a demanda e melhorando a oferta de políticas públicas direcionadas à infância e adolescência.