Fila do Bolsa Família cresce no Nordeste e governadores pedem ações de Bolsonaro

O governador Wellington Dias (PT) encaminhou ofício nesta quarta-feira (6) ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) pedindo que o governo federal zere a fila do programa Bolsa Família. Wellington Dias enviou também o documento ao ministro da Cidadania, João Inácio Ribeiro Roma Neto.  

Segundo levantamento, aumentou em 25% a busca pelo auxílio no Nordeste este ano. No Piauí, mais de 55 mil famílias estão aguardando a liberação do benefício.

Veja ofício aqui

“Como é do conhecimento de Vossa Excelência, a quantidade de pessoas em situação de pobreza no Brasil tem aumentado drasticamente, agravada ainda mais em virtude da pandemia”, diz o ofício.

No documento, o governador informou ao presidente Bolsonaro que até o mês de julho/2021, existem no Brasil 2.415.973 famílias que preenchem os critérios e não conseguiram ter acesso ao programa. Desse total, 881.748 famílias estão no Nordeste, o que representa 36% do total. 

“Destaco que a fila de espera no Programa Bolsa Família na região Nordeste, de fevereiro a julho de 2021, apresentou um crescimento de 25%”, diz o ofício.

Wellington Dias afirma ainda que as concessões realizadas anteriormente pelo Ministério da Cidadania estão sendo desiguais e que ocorra de forma isonômica. 

“Diante dos dados apresentados verifica-se a urgente necessidade de implementação de ações para zerar a fila de espera do Programa Bolsa Família, devendo o Estado Brasileiro garantir a proteção social pública e o direito de todo cidadão às condições mínimas de existência humana digna”, finaliza o ofício.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: