Firmino inaugura projeto Rolê por Terê: “A gente só ama aquilo que a gente conhece”

A prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), realizou nesta terça-feira (11/02) o passeio inaugural do projeto “Rolê por Terê”. A iniciativa leva estudantes e a comunidade para conhecer os principais pontos turísticos e obras estruturantes da capital.

   Foto: Apoliana Oliveira/180graus

E foram os alunos da escola Olímpio Castro, que fica no Residencial Sigefredo Pacheco II, Vale do Gavião, os primeiros a desfrutar da experiência. O grupo foi recepcionado pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) na Ponte Wall Ferraz e teve a oportunidade de conhecer a Avenida Padre Florêncio Lechhi, mais conhecida como Marginal Via Sul, que está em fase de conclusão.

   Foto: Apoliana Oliveira/180graus

“A gente só ama aquilo que a gente conhece. E é importante que a gente possa conhecer mais a cidade, que não é mais uma cidadezinha pequena, provinciana, de interior. É uma cidade que se expandiu, cresceu muito, cidade cosmopolita, e serve para que a gente possa desenvolver na meninada esse sentimento de pertencimento e de amor à cidade”, diz o prefeito.

   Foto: Matias Régis

De início, o “Rolê” será voltado apenas para a comunidade, mas o prefeito não descarta ampliar o projeto também para o fomento do turismo. “Eventualmente sim, mas no primeiro momento a gente espera que esse projeto possa se consolidar e ser bem sucedido, e na sequência outras alternativas possam ser trabalhadas”, explica.

   Foto: Matias Régis

Vera Granjeiro, diretora da escola Olímpio Castro, destaca o projeto como inovador, e diz que a iniciativa se enquadra no chamado turismo pedagógico. “Além de promover a integração, agrega conhecimento, consolida o aprendizado adquirido em sala de aula. Eles têm a oportunidade de percorrer pontos turísticos que por muitos não são conhecidos, e é uma aula a céu aberto. Enriquece nossa cultura. Com certeza, cada ponto que percorremos hoje conta um pouco da história de Teresina. Então, para eles, é um momento inesquecível”.

   Foto: Apoliana Oliveira/180graus

O secretário Miguel Rosa, da Semel, deixa claro que a iniciativa não é exclusiva para alunos da rede municipal, e que a comunidade pode e deve fazer parte do projeto. “Vai dar para expandir sim para a população, basta que nós procurem na Semel, façam a solicitação, e iremos atender com o maior carinho. Afinal, queremos fazer com que o teresinense conheça Teresina. É a isso que se propõe o nosso programa Rolê por Terê”, diz. 

   Foto: Apoliana Oliveira/180graus

Os passeios vão ocorrer ao longo do ano e de forma gratuita. Os interessados devem procurar a secretaria na Avenida Campos Sales, 1292, Centro/Norte.

Após a visita na Via Sul, o grupo seguiu para o Parque da Cidadania. O roteiro inclui ainda os parques Encontro dos Rios e Lagoas do Norte, com encerramento no Parque Ambiental Matias Matos, no Mocambinho, que tem uma área total de 4,9 hectares e estrutura para a prática de esporte e lazer.

   Foto: Apoliana Oliveira/180graus
   Foto: Apoliana Oliveira/180graus
   Foto: Matias Régis
   Foto: Matias Régis
%d blogueiros gostam disto: