Guarda Municipal de Teresina divulga balanço de ações e registra mais de 1300 ocorrências

A Prefeitura de Teresina, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), divulgou, nesta quarta-feira (27), o balanço de ações realizadas até o dia 01 de outubro deste ano. Foram 1341 ocorrências atendidas no total, sendo 24% delas (mais de 320 ocorrências) apenas no Centro da capital. Nos espaços públicos foram registradas 1009 ocorrências, além de 79 veículos recuperados e apreendidos, 17 armas de fogo apreendidas e 120 conduções a delegacia.

O prefeito Dr. Pessoa destacou que, mesmo com a principal função de guardar o patrimônio público municipal, a Guarda desempenhou e desempenha um papel além, sendo um instrumento importante e fundamental para a segurança de Teresina.

“A Guarda Municipal trabalha muito, o grupo é focado em resolver os problemas da capital. Chamo a atenção que a principal função é guardar o patrimônio público municipal, ela não tem função de segurança ostensiva, mas é um companheiro que está ali, é mais uma ajuda para a segurança. Delinquência que encontrar, tem que ajudar e colaborar. Por enquanto, nós não temos essa função de guardar, de patrulhar de maneira ostensiva a cidade, mas eles têm feito, apesar de focar mais para os logradores da capital do estado do Piauí”, explicou o prefeito.

O maior número de ocorrências é registrado no Centro com 24%, seguido da zona Sul com 23%, depois vem a zona Norte com 23%, zona Leste com 20% e finaliza com a zona Sudeste com 10%. Nas ocorrências em logradouros e prédios públicos o maior registro é de furto com 66 casos, seguido de roubo com 57, ameaças 39 e dano com 32 registros.

Para Waltenir Santos, comandante da GCM, os números são resultados do empenho e entrega da corporação que se dedica dia e noite para levar mais segurança para a população. “A Guarda atua onde a população está, como tem uma maior concentração estamos principalmente na região do Centro, onde há o maior índice de furtos e roubos, então a gente tem a maior concentração de guardas nesse local. Nesse ano tivemos uma pequena diminuição no número de ocorrências comparado com o ano passado, que foi de 1857, mas acredito que no próximo ano, com mais empenho, mais dedicação e mais investimento na guarda, principalmente com a aprovação da criação do estatuto da Guarda Municipal, a gente vai dobrar esse número de ocorrências. A Guarda tem a função de guardar o munícipe e é um pedido do nosso prefeito Dr. Pessoa garantir essa segurança para a população”, detalhou o comandante.

Danúbio Carvalho, chefe da Coordenadoria Municipal de Segurança Pública Social e Patrimonial destacou o suporte importe que a Guarda vem dando para a segurança principalmente com o grupamento Romu (Ronda Ostensiva Municipal), que é o grupo de elite da Guarda.

“O Romu foi lançado em agosto e ele garante, não só o trabalho de cuidar do patrimônio municipal, mas também fazer algumas abordagens no sentido de trazer mais tranquilidade para o teresinense. Ele nos possibilita fazer recuperações, como tivemos 79 veículos recuperados, como também fazer conduções. É um grupamento especializado que realmente vem trazendo a melhor sensação de segurança para a Teresina. É um trabalho constante nosso e com o nosso prefeito Dr. Pessoa sempre buscando mais investimentos e melhorias para que consigamos entregar para a população mais segurança e tranquilidade”, finalizou o coordenador.