Guias do Piauí podem participar de especialização do Projeto Turismo Nordeste


Os guias de Turismo do Piauí que possuem o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) poderão inscrever-se gratuitamente no Curso de Especialização Técnica em Guia em Atrativo Turístico Cultural, oferecido pelo Projeto Turismo Nordeste: Novos Rumos.  O curso será oferecido na modalidade de educação a distância e é realizado pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em parceria com o Ministério do Turismo. Além do Piauí, o curso está sendo oferecido em todos os estados da região Nordeste.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Pablo Santos, a divulgação desse curso nos estados, junto ao trade, é de extrema importância para atingir o público alvo e possibilitar maior qualificação a estes profissionais. “Esse projeto nasceu de um plano elaborado durante a pandemia, tendo como um dos principais eixos a recuperação da atividade turística, que foi uma das mais comprometidas com a pandemia. Agora, que a vida está voltando ao normal, as viagens acontecendo e as oportunidades se abrindo novamente. Nós, enquanto gestores estaduais, devemos dar continuidade, incentivar e conscientizar que a qualificação dos profissionais que trabalham nesse ramo é fundamental pois são eles que lidam diretamente com os turistas”, frisa o gestor.

A coordenadora do projeto, Sinthya Costa, informa que o curso tem duração de três meses e é voltado para os guias da região Nordeste. “Nas edições passadas, tivemos a participação de guias do Piauí, principalmente de São Raimundo Nonato e Teresina. Esta é uma excelente oportunidade para qualificação, tendo como principal objetivo a valorização da cultural local, como instrumento de desenvolvimento do turismo”, ressalta, informando ainda que, ao todo, são disponibilizadas 728 vagas para os nove estados nordestinos.

As inscrições já estão disponíveis e podem ser feitas até o dia 6 de março de 2023, por meio do site concursos.ifpb.edu.br

Os interessados podem acessar o edital pelo link COMPEC – Curso de Especialização Técnica em Guia em Atrativo Turístico Cultural – Edital 24/2023 (ifpb.edu.br).

Fonte: IFPB



Deixe um comentário