Jair Bolsonaro anuncia três acordos bilaterais de comércio com os EUA

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que o Brasil e os EUA finalizaram três acordos bilaterais — facilitação de comércio, boas práticas regulatórias e anti-corrupção — que devem “reduzir burocracias e trazer ainda mais crescimento” ao comércio entre os países. A declaração foi dada durante evento virtual promovido pela Câmara de Comércio dos Estados Unidos. 

— Há poucos dias, representas do Brasil e dos EUA concluíram, em tempo recorde, negociação de três acordos há muito demandados pelos setores privados em nossos países — um acordo de facilitação de comércio, um acordo de boas práticas regulatórias e um acordo anti-corrupção — disse, acrescentando:

— Esse pacote triplo será capaz de reduzir burocracias e trazer ainda mais crescimento ao nosso comercio bilateral, com efeitos benéficos também para o fluxo de investimentos. 

O pacote de medidas de facilitação do comércio pode baratear em até 15% os custos com o intercâmbio bilateral, que este ano somou US$ 29,8 bilhões no período de janeiro a agosto. 

A aproximação entre Bolsonaro e o presidente americano, Donald Trump, no entanto, ainda não  trouxe ganhos comerciais ao Brasil, que deixa de exportar US$ 676,5 milhões por ano devido às barreiras comerciais aplicadas pelos Estados Unidos.

%d blogueiros gostam disto: