Maternidades da FMS participam do Agosto Dourado sobre aleitamento materno

Como programação do Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, as quatro maternidades da Fundação Municipal de Saúde (FMS) participarão da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) que tem como tema anual “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham.

A expressão “Agosto Dourado” simboliza a luta pelo incentivo, promoção e proteção à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

A programação da SMAM tem início dia 01 e no dia 02 acontece visita às maternidades Amigas da Criança e o encerramento é dia 26, às 16h, com mamaço no Teresina Shopping.

A nutricionista Edna Lima, da área de aleitamento materno da Maternidade do Buenos Aires, explica sobre os objetivos do Agosto Dourado. “São alguns dos objetivos informar sobre as perspectivas dos pais trabalhadores com relação à amamentação e paternidade; fundamentar a licença remunerada e o suporte no local de trabalho como ferramentas importantes para facilitar a amamentação; envolver as pessoas e organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho; conscientizar sobre ações de melhoria das condições de trabalho e apoio relevante ao aleitamento materno”, diz.

Programação Agosto Dourado nas maternidades da FMS:

Maternidade do Satélite

06/08 às 9h – Visita do grupo Risoterapia.

07/08 às 10h – Amamentação e os desafios enfrentados pela mãe trabalhadora. Palestrante enfermeira Alcineide Mendes de Sousa.

08/08 às 10h– Como manter a amamentação no retorno ao trabalho. Palestrante nutricionista Luciana Ribeiro e enfermeira Priscila Martins.

09/08 às 10h – Aspectos psicológicos e rede de apoio para uma amamentação bem-sucedida. Palestrante psicóloga Wanessa Sampaio.

10/08h às 10h –Direitos da Lactante. Palestrante assistente social Sabrina Santos.

14 a 18/08 – Treinamento da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).

Maternidade do Promorar

14/08 às 10h – Roda de conversa sobre direitos da mulher que amamenta e orientações acerca do planejamento ao retorno ao trabalho. Palestrantes: advogado Paulo Victor Alcântara Soares e nutricionista Maria do Carmo L. M. Pinto.

15/08 às 10h – Roda de conversa sobre mitos e verdades envolvendo a amamentação. Palestrante nutricionista Vanessa Paz.

17/08 às 10h – Atividade educativa nas enfermarias, com entrega de material educativo sobre os direitos dos pais que amamentam e orientações acerca do retorno ao trabalho. Palestrantes: acadêmicos e preceptor do curso de graduação em enfermagem.

18/08h às 10h – Blitz nos setores, com entrega de folder educativo sobre a amamentação e pais que trabalham. Participação: Projeto de Humanização Hospitalar: Clowns in Emergency.

Maternidade Wall Ferraz (Dirceu)

22/08h – Roda de Conversa nos setores da amamentação: Encantamento e Apoio.

23/08 – Roda de Conversa na recepção: Informação e Apoio.

24/08 – Distribuição de material informativo aos usuários dos serviços.

25/08 – Amamentação: o que há de novo. Palestrante: Neonatologista Fernandina Fonseca.

A amamentação em minha vida: depoimento de uma servidora e doadora de leite humano.

Maternidade Dr. Ursulino Veloso de Sousa Martins (Bairro Buenos Aires)

01/08 – Abertura

– Exposição da Árvore do Conhecimento. Responsável: NEP e Equipe de Aleitamento Materno – Exposição de painel temático. Responsável: Nutricionista Edna Rodrigues e acadêmicos de nutrição; – Campanha de arrecadação de frascos. Responsável: Toda a comunidade da unidade hospitalar;

28/08 – Aleitamento Materno: a necessidade do envolvimento efetivo de enfermagem. Palestrante: Enfermeira Obstetra Paula Oliveira;

29/08 – Abordagem coletiva da psicologia hospitalar sobre as fragilidades inerentes à amamentação no puerpério. Palestrante: Psicólogo Daniel Ribeiro;

28 a 31/08 – Cantinho do Acolhimento/ Distribuição orientada de folhetos às nutrizes.

– Bate papo com as mães nas enfermarias da maternidade;

– Bate papo com as mães na sala de espera da maternidade;

– Roda de conversa com os profissionais a respeito do conteúdo oficial da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM -2023)

Palestrantes: Nutricionistas Ruth Maria e Edna Rodrigues e Assistentes Sociais: Vanusa e Jaqueline.