Desde o seu lançamento em abril pelo governador Rafael Fonteles, o Mutirão da Catarata tem promovido uma verdadeira revolução na saúde ocular dos piauienses. O programa, o maior do tipo já realizado no estado, está mudando vidas ao oferecer consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata em todos os 224 municípios do Piauí. Com um ambicioso plano para 2024, o mutirão prevê a realização de 28.364 cirurgias e 35.454 consultas, atendendo a uma demanda histórica de pacientes.
O Mutirão da Catarata não é apenas um projeto de saúde pública; é uma iniciativa transformadora que está levando esperança e qualidade de vida a milhares de pessoas. O secretário de Saúde do Estado, Antônio Luiz, destaca a importância da ação: “Com esse mutirão vamos dar vazão às demandas de cirurgias de catarata existentes no estado, contemplando todos os 224 municípios e as 12 regiões de saúde.”
A catarata, uma condição que torna a visão opaca e compromete a qualidade de vida, afeta principalmente pessoas idosas. A solução para esse problema é a cirurgia, que remove o cristalino opaco e substitui por uma lente intraocular, restaurando a clareza da visão. Os procedimentos estão sendo realizados em hospitais da rede pública estadual, seguindo um cronograma estabelecido por região e já aprovado pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB).
Um exemplo tocante do impacto do mutirão é a história de Joana Machado da Silva, uma aposentada da cidade de Barras. “Minha vista estava muito ruim, embaçada, e fui atrás dessa cirurgia. Agora estou enxergando e fui muito bem atendida. Tudo no tempo e na hora de Deus, isso aqui é uma maravilha do céu,” compartilha Joana, visivelmente emocionada com a recuperação de sua visão.
Os mutirões já passaram por diversas cidades, incluindo Campo Maior, Esperantina, Piripiri, Picos, Barras, Canto do Buriti, Corrente, Bom Jesus, Floriano, São Raimundo Nonato, São João do Piauí e Uruçuí. No mês de agosto, os pacientes de Luzilândia, Cocal e Parnaíba serão os próximos a se beneficiar dessa ação crucial.
Dirceu Campêlo, superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, reforça o compromisso do programa: “Estamos realizando um esforço concentrado com o objetivo de levar mais qualidade de vida para os piauienses.”
O Mutirão da Catarata é uma prova do poder transformador de políticas de saúde bem planejadas e executadas, proporcionando um futuro mais claro e promissor para muitos cidadãos do Piauí.