Orçamento Participativo-OPA inicia nesta terça-feira (1º) fase de votação popular


Começa nesta terça-feira (1º), a segunda fase do programa de Orçamento Participativo – OPA, marcada pelo período de votação popular. A população piauiense poderá votar para eleger a proposta que quer ver executada em Teresina e Parnaíba. Todo o processo de votação acontece de forma online, através do aplicativo Colab, site ou Whatsapp.

As entidades de bairro cadastradas lançaram 358 propostas aprovadas, aptas para execução, sendo 297 em Teresina e 61 em Parnaíba. Em Teresina, a zona rural e a centro-norte concentraram o maior número de propostas lançadas, com destaque para os bairros Angelim e Santa Maria. Em Parnaíba, a zona oeste liderou a participação popular, com destaque para o bairro Alberto Silva.

“Todas as entidades inscritas tiveram pelo menos uma proposta aprovada para ir à fase da votação”, disse o secretário do Planejamento, Washington Bonfim. Agora, na nova etapa, qualquer pessoa com mais de 16 anos e CPF, pode escolher uma proposta que deseja ver executada a partir de 2024. Quanto mais votos uma proposta receber, maiores são as chances dela ser incluída no Orçamento Anual.

Para ajudar nessa fase de mobilização, a equipe técnica da Secretaria do Estado de Planejamento (Seplan) vai disponibilizar vans que serão “cabines móveis” para votação. Os automóveis já começaram a circular pelos bairros e zonas participantes (confira roteiro no instagram da Seplan), em Teresina e Parnaíba. “Os veículos são equipados com rede wifi, tablets e celulares, além de agentes preparados para tirar dúvidas e auxiliar as pessoas na hora de votar”, explica Enia Meneses, diretora de Orçamento Participativo da Seplan.

O OPA é a primeira experiência em democracia digital no estado e vai destinar R$ 40 milhões para obras em Teresina e R$10 milhões para Parnaíba. A previsão, no entanto, é expandi-lo para os demais municípios, tornando mais eficaz a participação da população na aplicação dos recursos públicos.

Como votar

Você pode votar na proposta que julgar melhor para seu bairro ou região. Através de um celular ou computador com acesso a internet, é só escolher um dos canais abaixo. Para facilitar, tenha em mãos o número da proposta para a qual pretende registrar seu voto.

Vote pelo aplicativo
Vote pelo site 

Vote pelo Whatsapp

Ou, procure uma das vans do OPA no bairro mais próximo de você!

Para conferir o número das propostas

PROPOSTAS TERESINA
PROPOSTAS PARNAÍBA