Parlamento de Coivaras – PI poderá cassar mandato do prefeito Marcelino Almeida

A cidade de Coivaras / PI, localizada na região norte do estado do Piauí, com uma população com uma população de 3 942 habitantes segundo IBGE, há 71 km da capital Teresina / PI, passara por um conturbado momento político.

O parlamento da cidade acolheu denuncia, em que o prefeito da cidade, Marcelino Almeida é suspeito de ter cometido ato de improbidade administrativo, sob a suspeita de ter executado o pagamento indevido de gratificações a funcionários municipais.

A denuncia foi aceita em sessão realizada no dia 22 de maio de 2020, a denúncia foi realizada por um cidadão de nome Cascimiro Dias Liarte Neto.

Segundo informações colhidas junto ao TER/PI, o denunciante não tem ligações partidárias, não constando seu nome na lista de filiações partidária, presente no sistema web da justiça eleitoral do Piauí, o que o afasta as suspeita de denuncia eleitoreira devido a aproximação com o calendário eleitoral.

Agora cabe a o poder legislativo de Coivaras seguir os ritos da casa e da prosseguimento a investigação da referida denuncia tomando as medidas legais cabíveis, caso a mesma seja constata como verídica.

Na Sessão, o parlamento recebeu a leitura da denúncia sendo a mesma submetida ao Plenário, tendo obtido 2/3 dos votos dos membros da Câmara, tendo votado a favor da admissibilidade da denúncia, os Vereadores, Erasmo Freire Gomes Neto (Biló), Arcangela Cristina Rodrigues do Vale (Cristina do Barnabé), José Pereira Gomes Filho (Zequinha), Vera Lucia Oliveira Gomes Rodrigues (Vera do Chico), Raimunda Lucia Carvalho Costa Hidd (Dona Lucia do Professor)  e  Carlos Alberto Lustosa Araújo, esses  parlamentares tiveram o entendimento de acatar a denuncia. Já seus pares os vereadores Solange Inácio de Oliveira Josias Candido da Silva e Aureliano Gomes da Silva, votaram contra a apuração dos fatos.

Neste momento foi criada a Comissão Processante para analisar o caso, tendo como presidente o vereador José Pereira, relatoria vereadora Lucia Hidd e membro vereadora Vera Lucia. Os vereadores têm como responsabilidade neste momento apurar a denuncia e dar andamento ao processo de afastamento do prefeito caso comprovada as ações de improbidade administrativa.

Abaixo veja na integra denuncia realizado contra o prefeito de Coivaras Piauí