Prefeito Dr. Pessoa lança Programa de Pré-vestibular gratuito que vai beneficiar 500 jovens

Prefeito Dr. Pessoa lança pré-vestibular municipal Fotos: Dantércio Cardoso / SEMCOM

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, lançou, na manhã desta sexta-feira (28), o Programa de Pré-vestibular Solidário (Provest), projeto executado por meio da Secretaria Municipal de Juventude (Semjuv), que neste ano vai ofertar 500 vagas para os jovens que sonham com uma vaga na universidade. A solenidade de lançamento aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Cidade, e contou com a presença do secretário de Juventude, Valdemir Virgino.

“Tudo o que eu fizer pela educação ainda é pouco, por ter sentido na pele a dificuldade para chegar mais à frente no conhecimento. Então, é uma alegria lançar esse programa. Não podemos deixar de fora os jovens que querem chegar a um patamar mais elevado do conhecimento, com qualidade”, declarou o prefeito Dr. Pessoa.

O secretário Valdemir Virgino ressaltou a importância do Provest como forma de ajudar os jovens de Teresina a conseguir uma vaga no ensino superior. O gestor disse ainda que, em 2024, a meta é dobrar o número de pessoas contempladas, passando de 500 para mil.

“O Provest é um programa de educação solidária,por meio do pré-vestibular. Nossa intenção é ajudar essa juventude com esse preparatório para o Enem. Queremos trabalhar com quinhentos alunos e, no próximo ano, pretendemos dobrar esse número. Temos cinco polos espalhados por Teresina para atender essa demanda, por determinação do nosso prefeito Dr. Pessoa, que sempre coloca a educação em primeiro lugar”, afirmou o secretário da Semjuv.

Para participar do programa, o jovem precisa ter idade entre 15 e 29 anos, como explicou o professor Clegivaldo Leal, coordenador do Provest. “O Provest é gratuito, é uma ação social de grande importância da Secretaria de Juventude, da Prefeitura de Teresina, e tem um alcance gigantesco. Levamos uma equipe de professores do nível dos melhores cursinhos de Teresina, com material didático adequado e gratuito. Tudo isso para oportunizar a esses 500 jovens o acesso ao vestibular em iguais condições de qualquer aluno matriculado em qualquer escola ou cursinho da capital”, completou.

Inscrições

As inscrições para o Provest são online, e poderão ser feitas até o dia 4 de agosto, pelo site: www.provest2023.com.br.

Com o programa, a Prefeitura de Teresina demonstra seu compromisso com a educação e com o futuro dos jovens da cidade, oferecendo-lhes uma oportunidade valiosa para se prepararem para o ingresso no ensino superior. O programa visa não apenas contribuir para a formação acadêmica, mas também promover a igualdade de oportunidades, permitindo que os estudantes participem do processo seletivo com a mesma base de conhecimento que outros candidatos.