Prefeitura de Água Branca realiza atividade para reforçar cuidados com a saúde da voz

Nesta terça-feira, 16 de abril, data em que é comemorado o Dia Mundial da Voz, a Prefeitura de Água Branca realizará uma série de atividades nos postos municipais de Saúde para mostrar a importância da saúde vocal.

De acordo com a fonoaudióloga Zoara Sales, que coordenará as atividades, não cuidar da voz desencadeia uma série de doenças, entre elas, a afonia, que é a perda total da voz ou a disfonia que é a rouquidão. “Gritar, pigarrear, fumar, falar fora do tom natural, são algumas das ações que caracterizam o abuso vocal. Para conscientizar a população da importância dos cuidados com a voz, vamos fazer essa atividade e esperamos a participação de todos”, diz

Além de panfletagens e orientações nos postos de saúde, haverá um momento de tira-dúvidas, no período da manhã, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Água Branca. “Na ocasião, a população interessada receberá orientações dos profissionais sobre como cuidar da voz e ter mais qualidade de vida”, frisa Zoara.

Em 2017, a Prefeitura de Água Branca, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, lançou o Projeto Prevenção de Agravos de Voz. A iniciativa faz parte do Programa de Saúde na Escola, realizado por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. O projeto, de autoria da fonoaudióloga do município, Zoara Sales, tem como objetivo prevenir que profissionais que necessitam utilizar a fala durante o trabalho tenham problemas vocais.

%d blogueiros gostam disto: