Prefeitura de Hugo Napoleão oferta duzentos exames de mamografia

Outubro Rosa – entre os dias 01 e 03 de outubro, a prefeitura de Hugo Napoleão, através da secretaria municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado e a MamoClin (Américas Amigas), está ofertando duzentos exames de mamografia de forma gratuita em mulheres com idade entre 50 e 69 anos e pacientes mais jovens com histórico familiar de Câncer de Mama. O serviço é inédito no município e será executado via “Caminhão Saúde da Mulher” – uma Unidade Móvel de Mamografia Digital. O objetivo da atividade é a detecção precoce do câncer de mama e faz parte da campanha Outubro Rosa.

O prefeito Luciano comemora a conquista. “Essa é a primeira vez que o município de Hugo Napoleão realiza um evento desse porte, de importância inigualável alusiva ao “Outubro Rosa” e voltada à saúde da mulher. Essa ação inédita é motivo de muito orgulho para nossa administração, de esperança e conforto para as mulheres hugonapoleonenses”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Antonina Macêdo, enfatizou que a mamografia é um exame complementar e que também é importante a realização do autoexame. “A mamografia é fundamental na prevenção do câncer de mama, possibilitando a detecção da doença ainda em fase inicial. Assim, é possível iniciar o tratamento precoce, aumentando as chances de cura”, destacou.

A enfermeira do município Sara Magaly, falou aos presentes sobre o Outubro Rosa, em especial sobre câncer de mama, demonstrando algumas técnicas de auto toque que as mulheres devem realizar. “Eu vejo que essa ação promovida pela Prefeitura e pela Secretaria de Saúde, de fazer exames gratuitos de mamografia ajudará muitas as mulheres na questão da prevenção. A quantidade exames que está sendo ofertado as mulheres do municípios durante esses três dias será equivalente a cinco vezes a demanda que a Central de Marcação do SUS consegue liberar durante um ano ao município de Hugo Napoleão”, concluiu. 

 Prefeitura de Hugo Napoleão oferta duzentos exames de mamografia - Imagem 4
 Prefeitura de Hugo Napoleão oferta duzentos exames de mamografia - Imagem 5
%d blogueiros gostam disto: