Prefeitura de Teresina apresenta ações em encontro sobre sustentabilidade em Natal (RN)


A Prefeitura de Teresina, por meio da Agenda Teresina 2030, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), por determinação do prefeito Dr. Pessoa, participou nesta última quinta-feira (13), do 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste, promovido pelo ICLEI América do Sul em Natal, Rio Grande do Norte. A rede global já agrupa mais de 2.500 governos locais e regionais, divididos em mais de 130 países, trabalhando com o incentivo de um desenvolvimento urbano sustentável.

A Prefeitura contribuiu com as experiências do município em parceria com Bancos multilaterais, abordando projetos já executados como o Lagoas do Norte, o 1º ClimaThe, e a elaboração do Plano de Ação Climática. “Durante o encontro tive a oportunidade de abordar temas importantes sobre o desenvolvimento urbano sustentável de Teresina, podendo citar a operação de crédito com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) que será destinada ao Programa Viver mais Teresina, para executar obras e ações com foco na sustentabilidade, resiliência e inovação”, explica Leonardo Madeira, Coordenador do departamento Agenda Teresina 2030, presente no 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste.

O evento, que tem a sua programação final neste sábado, 15 de abril, e aborda o tema “Cidades, Clima e Natureza”, pondo em pauta discussões entre gestores e representantes de governo sobre projetos e experiências executadas em seus municípios. O intuito é aprimorar a agenda do clima e da biodiversidade no Nordeste Brasileiro.

“O nosso prefeito Dr. Pessoa tem estado muito atento às causas ambientais e urbanísticas da nossa capital. Recentemente realizamos o ClimaThe onde tivemos a participação de diversas autoridades responsáveis pelo desenvolvimento sustentável de Teresina, e claro, sempre pensando no melhor para a população”, pontuou João Henrique Sousa, Secretário Municipal de Planejamento.

O Coordenador do departamento Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira, acrescenta que as fontes financiadoras têm auxiliado nesse processo de urbanização sustentável. “O objetivo é aplicar recursos oriundos de financiamentos externos em projetos que possibilitem a melhoria da qualidade de vida da população utilizando soluções baseadas na própria natureza”, acrescenta.

Deixe um comentário