Prefeitura integra ações pelo Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos

A Prefeitura de Teresina irá integrar as ações em prol do Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos marcado pelo segundo ano consecutivo em 29 de setembro.

O convite é uma proposta do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) enviada ao departamento Agenda Teresina 2030, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan).

Dentre as ações previstas pela Prefeitura de Teresina está a realização da iluminação pública de monumentos na cor roxa no dia 29 de setembro, como adesão simbólica à campanha da ONU para o Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos. O espaço escolhido para receber a iluminação foi a Ponte Estaiada João Isidoro França.

As ações têm como intuito a conscientização sobre perdas e o desperdício de alimentos. “Reduzir as perdas e o desperdício de alimentos é essencial em um mundo onde o número de pessoas afetadas pela fome tem aumentado lentamente desde 2014, e toneladas de alimentos comestíveis são perdidos e/ou desperdiçados todos os dias. Globalmente, cerca de 14% dos alimentos se perdem entre colheita e a venda – no caso de frutas e vegetais perde-se mais de 20%”, explica o documento enviado pela Casa das Nações Unidas do Brasil.

“Um evento desta magnitude é de extrema relevância para nossa cidade, pois mostra que estamos sendo reconhecidos como uma gestão que trabalha em prol de um desenvolvimento consciente e sustentável” conclui Cíntia Bartz, coordenadora da Agenda Teresina 2030.

A iluminação da Ponte Estaiada foi sugerida pela Secretaria de Planejamento (SEMPLAN) e adotada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), que é responsável pela iluminação da cidade.

O PNUMA e a FAO convidou governos, nas esferas municipal, esta-dual e federal, a promoverem ações para alavancar a Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos neste dia 29 de setembro.

“Quando lembramos que mais de 870 milhões de pessoas passam fome no mundo, o desperdício de alimentos se torna aterrorizante. Nós, da SEMDUH, abraçamos essa causa da conscientização e esperamos provocar reflexão e mudança de hábitos entre os teresi-nenses”, declara o secretário Edmilson Ferreira.

%d blogueiros gostam disto: